sábado, 11 de julho de 2015

Folheto de Fábio Mozart sobre líder camponês será lançado hoje em João Pessoa


O jornalista Fábio Mozart estará lançando hoje, 11, o cordel “História de Biu Pacatuba – um herói do povo paraibano”. O lançamento será às 15h na Academia Paraibana de Letras, durante a 3ª plenária da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

O poeta Antonio Costta também lançará seu cordel “A moça do coreto”, além de outras atrações culturais e literárias, entre elas a palestra do poeta potiguar Bob Motta e lançamento de folheto em coletânea, versando sobre a preservação da memória histórica e artística de Itabaiana, editado por Pádua Gorrion, de Itatuba. 

Lançado pela União Editora, o folheto “História de Biu Pacatuba – um herói do povo paraibano” conta a história de Severino Barbosa, primeiro presidente das Ligas Camponesas. Pacatuba  foi vítima da ditadura militar, sofrendo prisões e perseguições pelo regime de força. A obra recebeu o Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do Ministério da Cultura. 

“Em sextilhas habilmente construídas, com métrica e rima apuradas, Fábio Mozart nos conta a história de Biu de Pacatuba, herói popular, agricultor que briga com os poderosos donos de latifúndios na região de Sapé; seu trabalho ombro a ombro com o também herói João Pedro Teixeira, seu companheiro de lutas, e o papel que representou na conscientização daquela população submetida a tantos anos seguidos de exploração”, assim se expressou a escritora Clotilde Tavares na apresentação da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário