quinta-feira, 23 de julho de 2015

Peguei uma briga com um sujeito mofino na feira de Itabaiana que saiu na imprensa vuco-vuco

A imprensa “vuco-vuco” é a prensa do meu compadre Pádua Gorrión de Itatuba, folheteiro moderno que editou o cordel “Peleja de Fábio Mozart com Sander Lee na feira de Itabaiana”, dando notícias desse embate poético saudosista desses dois bacanas, eu e o “afro-oriental” Sander, conforme designação do compadre xilográfico Josafá de Orós.

O lançamento do folheto dar-se-á nas próximas luas na mesma feira, debaixo da empanada do projeto “Livro na feira” do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Vou levar compadre Francisco Diniz de Santa Rita e suas pastoras da melhor idade para cantar toada com as meninas do Ganzá de Ouro do “Cantiga de Ninar”.

A gente dá um mergulho nessa histórica feira de Itabaiana do Norte, passando pelas comidas, os cheiros, as figuras, os sons de rua, os mangaios, os cabarés e episódios que marcam aquela que foi a maior feira livre do Nordeste, maior até que a famosa de Caruaru.

De quebra, ainda dou uns tapa-olhos no meu oponente que retribui com malcriações na tradicional peleja. É folheto pra entortar o semi-eixo do Fenemê, segundo o mesmo Sanser Lee costuma dizer. Quem quiser ler, pode pedir que eu envio de graça e ainda agradeço, porque minha missão e a dele é divulgar o cordel redivivo com as conquistas tecnológicas, sem sair daquela linguagem própria, mas evoluindo e sobrevivendo pela dedicação cultural de tantos, entre eles nossos confrades da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário