quinta-feira, 2 de julho de 2015

Tem uns caras que a gente precisa aplaudir de pé

Hugo Tavares me entrevistando em 2006, na cidade de Santa Cruz/RN

Amigos da Toca, peço que todos se levantem e façamos um minuto de silêncio pela morte de um compadre meu. Há exatos nove anos, fui com meu grupo de teatro ao Rio Grande do Norte apresentar a peça “A peleja de Lampião com o capeta” para ajudar na campanha em favor da Rádio Comunitária Santa Rita, da cidade Santa Cruz, emissora fundada por Hugo Tavares, colega que faleceu ontem, 1º de julho. Foi quando conheci um cara formidável, esse Hugo Tavares, entusiasta da luta pela democratização da comunicação, poeta, engajado em campanhas pela cidadania em sua terra, músico cantador e um sujeito íntegro. Ficamos amigos, ele foi meu parceiro em algumas composições musicais. Veio a Itabaiana especialmente para tocar e cantar no lançamento do meu livro “História de Itabaiana em versos”, em 2010. Era um idealista. Jamais imaginei que ele vivia, desde aquela época, esse drama particular. Lutava contra um câncer que acabou vencendo.

Com uma certa vaidade, digo agora que fui amigo desse cara, e serei sempre componente do seu time, a turma dos que “vivem o mundo do faz de conta” por um mundo melhor. Vou tocar nossa música no próximo sábado, no programa “Alô comunidade”, a canção que se chama “Canção do desterro”, falando de um país de felas da gaita entreguistas e de um povo amoroso, mas vacilão. Hugo Tavares jamais estremeceu diante da injustiça. Foi perseguido, nunca bambeou na crença da construção de uma comunicação verdadeiramente democrática e soberana, a serviço dos pequenos.

Compadre velho, mestre Hugo Tavares, vai em paz, meu amigo. Agradeço pela combinação de fatos de nossa luta artística e comunicacional que me fez conhecer esse guerreiro no trairi potiguar. Sua esposa Dalva, filhos e demais parentes, recebam meu pesar pela grande perda.

O Secretário de Cultura de Santa Cruz, Edgar Santos, disse de Hugo: “Homem sábio e honrado que soube de maneira habilidosa contribuir com grandes conquistas do nosso município e do RN. Foi assim com o movimento “Água para todos”, movimento Universitário, Jornada cultural, rádios comunitárias, entre outras lutas. A cultura de Santa Cruz está de luto.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário