quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Semeadores de luz

 
Folclorista Tenente Lucena, um dos itabaianenses biografados no livro de Fábio Mozart

Regatar o passado é manter vivo o sentimento fraterno pelos seus patrícios. Havemos de reverenciar iniciativas de pessoas que trazem consigo o ímpeto arraigado do resgate da cultura popular. Contar as histórias de pessoas que fizeram ou fazem história num determinado espaço de tempo dentro de sua própria realidade, resgatando valores não menos importante por serem, digamos, "anônimos" para aqueles que não enxergam o verdadeiro valor de quem fez pela sua comunidade. Não conhecemos suas trajetórias nem fizemos parte do seu cotidiano, mas somos a continuidade dos passos dos nossos conterrâneos do passado na construção do enredo da vida comunitária.

Contar o universo particular de cada personagem desses é missão de historiador comprometido com sua própria história. Em uma sociedade que já não quer lembrar do seu passado, dos seus heróis e artistas, Fábio Mozart pede passagem para nos contar, através de seu livro “Artistas de Itabaiana”, sobre o rico universo dos itabaianenses que deixaram sua marca na história da cidade onde nasceu Sivuca. Havemos de reverenciar as pessoas que se dedicam a resgatar suas próprias raízes, de forma singular e até poética, a exemplo do grande poeta Antonio Costta, meu conterrâneo, rimando com doçura e clareza as belezas do nosso Pilar. Este também terá mais uma obra lançada brevemente, para o bem de nossa literatura.

Mas voltando ao mote dessa matéria, pouca gente atenta para essa verdade: os frutos colhidos hoje são consequência de sementes plantadas no passado por gente que merece estar inscrita nos livros de História para que as novas gerações possam usufruir de safras do mais autêntico sabor regionalista, porque novas sementes férteis estão sendo semeadas diariamente por esses artistas para quem dedico essa humilde crônica: Fábio Mozart e Antonio Costta.

Evanio Teixeira


“Belíssima crônica, nobre amigo e poeta Evanio Teixeira. Fábio Mozart, para mim, além de grande poeta, é o maior incentivador da cultura neste vale do rio Paraíba. Merece o nosso reconhecimento, admiração e aplausos.” – Antonio Costta

Nenhum comentário:

Postar um comentário