quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Feijoada nunca mais


Fui procurar um médico porque estava sentindo uma pontada no coração, urticária, dores nas articulações, arroto choco, gases nobres, bucho grande e o pinto, outrora point movimentado, transformado em um “arquivo morto”. Diante desse meu estado lastimável, qualquer doutor daria prioridade para atendimento. Mas, e sempre tem um porém nessa terra de ninguém, mandaram o quase defunto voltar depois de alguns dias, se por acaso não pegar descendo para as profundezas dessa terra brasilis.
Voltei. A doutora, com o maior descaramento, perguntou se eu ainda botava a mão e outros instrumentos pra valer num objeto direto e intransitivo. Ou seja: se eu ainda andava atrás de uma perereca. Fiz ver à curandeira vestida de branco que sim, que atualmente ando atrás do livro “Grandes mulheres que eu não comi, entre elas minha mãe, as que sim, e as que ainda comerei”, do escritor Palmério Dória, obra que ostenta em sua capa o retrato de uma vistosa perereca dos rios do Pará, terra natal desse ilustre canalha.
No fim, a doutora fez um teste para saber o que me provoca alergia. Fiquei com cara de jumento sem mãe contemplando a esfinge quando soube que quase tudo o que eu consumo esculhamba geral meu sistema imunológico. Essa coceira e vermelhidão vem do leite, carne, ovos, verduras, frutas e tudo o mais digerível. Só não sou alérgico a macaxeira, clara de ovo, carne de porco, uva e chá mate. Abacaxi, ainda posso comer uma rodelinha. Sim, e perereca só ao molho, pra sorver o caldinho, porque “quem não come bebe o caldo”, conforme costuma dizer meu compadre Geraldo Caranguejo.
Portanto, estou em pleno regime, sonhando com feijão, bife e doces no almoço, no jantar e na merenda. Ontem mesmo saboreei um chá mate com uva e clara de ovo. Quase tive uma congestão, mas não tive sequelas. Hoje, pensando em comer abacaxi com macaxeira, sempre tomando a providência de utilidade pública de evitar arrotos e bufas que os doutores chamam flatos. Quem digere uma porcaria dessas pode causar poluição interessante e comprometer a camada de ozônio. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário