domingo, 25 de outubro de 2015

POEMA DO DOMINGO


SESSENTA ANOS DO VELHO LEÃO

Rapaz, fui ali no brejo e quando voltei já estava com sessenta anos!
Devo comemorar ou lastimar? 
Idoso - idade igual ou superior a 60 anos (Estatuto do idoso).

Minha idade atual: 60 anos. Mas, minha jovialidade disso não toma conhecimento. Estacionei em trinta. Continuo fazendo as mesmas besteiras da mocidade. 
Velhice é como a morte: você sabe que vai acontecer, mas não tem como evitar. E nunca está preparado.
Para marcar esse 25 de outubro, escolhi esse poema de James Tade:



O DIAGNÓSTICO

Lincoln tinha sessenta anos de idade quando
o médico lhe disse que só viveria mais quarenta
anos. Ele não contou para sua esposa, com quem
dividia tudo, nem para os amigos,
porque essa nova revelação o fazia sentir-se
sozinho como nunca havia se sentido antes.
Ele e Rachel sempre foram muito
unidos, e se ela soubesse
o diagnóstico se sentiria sozinha
também. Mas Rachel percebeu sua mudança
e em poucos dias entendeu
tudo. "Você está morrendo', ela disse, "não
está?" "Sim, estou morrendo", Lincoln respondeu, "Eu só tenho
mais quarenta anos". "Sinto você se afastando
de mim desde já" ela disse. 'E é isso
que te mata", Lincoln sussurrou.

[James Tate, trad. Bruno Brum - SuplementG] 


Nenhum comentário:

Postar um comentário