terça-feira, 23 de setembro de 2014

Ansiedade

Esse locutor ansioso que vos fala, aboletado no estúdio da Rádio Web Comunitária Porto do Capim, insofrido porque não posso me ligar com todos os canais do planeta. (Foto: Beto Palhano)

Em minha humilde opinião, acho que estou doidão. Dei-me conta de que ando com fortes crises de ansiedade. Desconforto, porque você fica assim feito mosquito em praia de nudismo, sem saber onde pousar.
Nada para me preocupar, segundo o Dr. Drauzio. Aqui no site dele, diz que essa doença mental só fica séria quando o paciente começa a sentir dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono. Ainda não cheguei lá.
Essa minha figura esplendorosa pensa que é o centro do universo (às vezes). Fico muito preocupado porque estou quase na sobrevida e ainda não li, por exemplo, nem um milionésimo da literatura paraibana. E quando penso nos milhões de livros que deveria ler e jamais lerei, entro quase em pânico.  
Ao lado do meu computador, conservo umas 500 folhas de papel de rascunho. O outono vem chegando com suas folhas secas e nevascas (ta bom, aqui a nevasca vai como figura de linguagem) arrepiadoras da pele ressecada, avisando que está quase na hora de desviver, e cadê tempo para escrever nesse monte de folhas em branco? A crise civilizatória nas portas, e eu sem tempo hábil para salvaguardar nossos valores morais, culturais e educacionais, sem falar nos temas sexuais porque o velhinho não está mais a nível de.
Isso é o que chamo de ansiedade precisando de uma avaliação clínica criteriosa. Antes que o coroa fique babando na testa, choroso porque sua vidinha opaca não consegue abranger quase nada dos aspectos econômicos, sociais, de geopolítica e culturais da humanidade. No meu fascinado e ansioso ponto de vista, essa tensão e ansiedade é um dos muitos transtornos da meia idade. Só sobre o tema ansiedade, existem mais de 300 mil livros e 100 mil artigos escritos por médicos. E eu só li um, que foi esse do Dr. Drauzio.
Ele me dá alguns conselhos: “Se você cobra muito de si mesmo, está sempre envolvido em inúmeras tarefas e pressionado pelos compromissos, tente pôr ordem não só na sua agenda, mas também na sua rotina de vida, sem esquecer de reservar um tempo para o lazer.” Abrindo a agenda de hoje, tenho oito tarefas a cumprir, todas importantes. O que fazer? Só nessa consulta, meus neurônios ficam histéricos! Para não complicar mais o quadro, fecho a agenda e vou me deitar na rede velha. Decido não fazer nada, porque não consigo estabelecer prioridades.
Meu compadre Ameba, outro cabra de estopim curto e sem papa na língua, foi incisivo: “Teu problema todinho é preguiça no lombo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário