quarta-feira, 7 de maio de 2014

Hoje é dia do silêncio





Para não passar em branco no blog, catando algum assunto para escrever aqui, fiquei sabendo que 7 de maio é o Dia do Silêncio, escolhido como forma de protesto ao isolamento que estudantes gays sofrem nos Estados Unidos. Os participantes não falam com ninguém durante todo o dia, simbolizando assim essa discriminação.
O movimento não obteve muito sucesso, tanto assim quem pouca gente sabe que hoje é dia do silêncio. Segundo o filósofo William James, o exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra. 

Tem o silêncio obsequioso, o silêncio canalha e o silêncio covarde. O silêncio obsequioso é uma punição aplicada pela Igreja Católica, especialmente no período em que estava em voga a Teologia da Libertação. Os religiosos eram impedidos de divulgar ideias contrárias ao catolicismo tradicional.

Não sou tão velho assim, mas sou do tempo em que em que falar muito podia te levar à cadeia e até à morte por tortura. No meu entender e na minha prática, o dia do silêncio é todo dia porque sou de pouco falar. Inibido, sou apenas mais um desses caras que ficam em silêncio o tempo todo, não por canalhice ou covardia. As minhas verdades, ou o que acho que sejam, eu publico no meu blog e nos meus livros. Não sei falar nem das minhas dores perante os médicos, tampouco da minha admiração e afeto por alguns seres singulares. 

Ainda bem que as pessoas a quem eu me sinto emocionalmente ligado sabem interpretar meus silêncios. 

“Conhecer o gosto e o som do silêncio que conforta e nos permite ouvir a respiração de quem amamos ao lado é quase um dom, uma dádiva. Saber apreciar e ouvir o silêncio quebrado pelas gotas de chuva no telhado em dias e noites de frio, é, no mínimo, um encontro com a paz." – Renata Mofatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário