terça-feira, 4 de setembro de 2012

Encontrei um ouvinte de rádio AM na zona



Beto Palhano apontando defeito técnico no transmissor da Rádio Comunitária Mituaçu FM. Beto não entende nada de eletrônica, mas, por via das dúvidas, gosta de dar sua opinião.

Mas foi na zona rural do município do Conde, na comunidade Mituaçu, pra onde me desloquei no domingo último com os camaradas Dalmo Oliveira e Beto Palhano para botar no ar a Rádio Comunitária Mituaçu FM, a mais nova emissora comunitária da Paraíba. 

Depois de resolvidos os pepinos técnicos, o compadre Dalmo botou meu Hip Hop “Recado curto e grosso” pra tocar. Foi a primeira música irradiada na novíssima estação de rádio popular. Na sequência, Dalmo entrevistou uma cabeleireira enquanto eu e Beto fomos averiguar a qualidade do sinal irradiado em torno de um quilômetro. 

Nessas andanças, paramos em um barzinho na beira da estradinha para uma pausa que refresca. Lá estava o senhor Arlindo, 83 anos de matuto saudável e conversador, torcedor do Botafogo genérico de João Pessoa e ouvinte de rádio AM há 50 anos. Ele revelou que escuta diariamente a Rádio Tabajara da Paraíba AM, na frequência 1.110 kHz. “Sábado eu peguei um programa chamado “Alô comunidade” que falou daqui de Mituaçu”, disse ele em certo momento. Ao ficar sabendo que eu e Palhano somos os apresentadores do programa, seu Arlindo não coube em si de contente e derramou-se a contar suas histórias. Perguntei se ele tomava um copinho de cerveja. “Gosto não, meu negócio é cana. Chope é coisa de criança e menino é com a patroa e as creches”, disse ele, argumentando ainda que cerveja é como água salgada: quanto mais se bebe mais aumenta a sede.

Mas o que eu quero argumentar é sobre a audiência de rádio AM. Tem uma lenda que diz que rádio AM morreu e esqueceram de enterrar. Não é verdade. Tem um segmento que ouve rádio AM. As rádios AM sobrevivem, mas sua audiência cai ano após ano, é verdade. Na Paraíba, apenas a CBN e a Tabajara AM, na capital, transmitem programação com certa qualidade. As demais, a maioria, simplesmente alugaram sua grade de programação para os pastores de igrejas picaretas. Quem ouve rádio para se instruir, para ouvir debates, entrevistas, esporte e programas com conteúdo, ainda sintoniza rádio AM. É um público muito qualificado. 


Eu e Beto Palhano molhando a palavra no bar pé sujo em Mituaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário