quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O mágico e a inflação da ditadura



Aos 79 anos de idade, Mister Kaltos ainda controlava as bolas

Meu tio Luiz Marinho de Mello é um artista itabaianense que andou pela América do Sul, apresentando-se como mágico nos maiores circos do continente. Conhecido no meio artístico como Mister Kaltos, tio Luiz trabalhava com grandes truques, como a Mala Moscovita. No Brasil, passou a maior parte de sua vida em Minas Gerais, na cidade de Varginha. Em uma crônica, escrevi: “Mister Kaltos é meu tio, e de alguma forma estamos ligados no esforço do espírito por um mundo mais mágico. Uma das prestidigitações de que faço uso chama-se internet, essa caixa mágica de comunicação que vem mudando nossa maneira de nos relacionarmos com o conjunto dos seres humanos”.

Mister Kaltos fundou a Associação dos Mágicos de Minas Gerais, e para a inauguração da entidade de classe convidou o então Ministro do Planejamento da ditadura, o economista Roberto Campos. No seu discurso, Mister Kaltos ironizou: “O ministro é tão mágico quanto nós, porque ele consegue esconder o dragão da inflação”. O Ministro não compareceu, mandou um fofa bosta assessor que imediatamente comunicou ao Departamento de Ordem Política e Social sobre o atrevimento do mágico subversivo. Tio Luiz foi chamado ao DOPS para se explicar. 

Nasceu em 8 de abril de 1911, vindo a falecer em 1999, na cidade de Mari. Além de mágico, Mister Kaltos trabalhava com a manipulação de marionetes de cordão, em belos espetáculos para crianças e adultos, realizados em parque de diversão de sua propriedade. Aos 79 anos, foi considerado o mágico mais antigo em atividade no Brasil. Morreu manipulando seus aparelhos e alegrando as pessoas com suas ilusões. 

Lembrei dele assistindo de passagem o Guia Eleitoral na TV. Uma frase do Mister Kaltos: “Eu que já sou otário, fiquei mais otário ainda vendo a propaganda eleitoral”. Ele costumava dizer que, se fosse inteligente, criaria o palito de fósforo com duas cabeças, pra economizar pauzinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário