sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Notícias de artistas itabaianenses

Xilogravura de autoria de Xico Carvalho para a produção do filme “O país de São Saruê”, obra que passou vinte anos censurada pela ditadura militar. 

Unhandeijara Lisboa é xilogravador e multiartista, também conhecido como Nandi, foi o primeiro presidente e um dos fundadores do Clube da Gravura desde sua fundação, em 1984. Pelas redes sociais, Unhandeijara soube do meu livro “Artistas de Itabaiana” e mandou a seguinte contribuição:

“Minha mãe, Juracy de Carvalho Lisboa, foi uma  das primeiras mulheres a tocar piano clássico e popular em Itabaiana, isso no tempo do cinema mudo. No velho cinema de Itabaiana, quem tocava era mamãe, com partitura e tudo, isso nos anos 1920. Quando eu era criança, costumava dormir ao som de Ernesto Nazaré no piano alemão de minha mãe”.

Continua Unhandeijara sua contribuição à história da arte em Itabaiana do Norte:

“Estou enviando uma xilogravura de dois artistas arretados que se originam da grande Itabaiana: Vladimir Carvalho e Xico Carvalho. Meu avô Floriano Rodrigues de Carvalho foi mestre na arte de entalhar. Na primeira revista de cultura da Paraíba, editada em Itabaiana por Sabiniano Maia, que se chamava “Era nova”, tem propaganda da primeira oficina de gravadores em talho doce, “Ouriversaria  Carvalho”, do mestre da ouriversaria e buril em talho doce sobre metais nobres, meu grande mestre e avô Floriano Rodrigues de Carvalho."

Essas preciosas informações vão constar do meu livro como adendo, já que a obra está diagramada e pronta para impressão.

Com vistas ao historiador Luciano Marinho e à nossa especialista na ciência da conservação de nossa memória, Dra. Margaret Bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário