sexta-feira, 3 de maio de 2013






O velho Leão em 2011, na Câmara de Sapé, lançando o livro “Biu Pacatuba, um herói do nosso tempo”, que agora vai fazer parte de projeto pedagógico na Escola Estadual Monsenhor Odilon Pedrosa na terra de Augusto dos Anjos

FESTIVAL

Este escriba que vos tecla foi convidado e prontamente aceitou participar de festival de repentistas que acontecerá em  Sapé, no dia 24 de agosto, promoção do poeta Heleno Alexandre.  Vou fazer parte da Mesa Julgadora. Ouvir cantoria da boa e compartilhar bons momentos com artistas do naipe de Heleno, quem não quer?

HISTÓRIAS DE VAVÁ DA LUZ (1)

Certa feita, o jovem estudante Aglair, que viria a ser o grande cirurgião Dr. Aglair da Silva, ex-prefeito de Itabaiana, conversava noite a dentro com seu velho pai, José Sinval da Silva, homem probo, sério, trabalhador e de bons costumes. O assunto era a origem da familia, como chegaram ao Ingá. Sinval explicava que o tio Manoel da Silva chegou em tal época e era mascate, o tio Pedro era feitor, tia Mariinha, bordadeira das boas,  enquanto que o tio Raimundo, que era mais chegado à família por ser o caçula dos tios, era “imaginário”.

HISTÓRIAS DE VAVÁ DA LUZ (2)

Sinval continuava a relatar as profissões de tios, primos, avós, e nada de explicar a atividade do tio Raimundo. Aglair já estava pensando que seu tio só existia na imaginação. Finalmente, Zé Sinval esclareceu: tio Raimundo fabricava imagens de santos, portanto era “imaginário”.



FOME AFRICANA (1)

A fome matou cerca de 260.000 somalis de outubro de 2010 a abril de 2012, a metade deles criança, durante uma grave crise alimentar, para a qual a resposta humanitária é insuficiente, denuncia um relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.

FOME AFRICANA (2)
Para os infames pastores fundamentalistas neopentecostais, a morte de milhares de crianças africanas é castigo de Deus, por causa da “maldição bíblica”.

TRIBUNA DEU UM TEMPO

Meu jornal TRIBUNA DO VALE, edição impressa, foi suspenso. Os custos de produção, impressão e distribuição desse jornal mensal jamais foram cobertos pela receita publicitária que gerava. Arquei com uma dívida grande para minhas posses, tive que dar um tempo. Espero voltar, quando tiver mais apoios. 

DAQUI NÃO SAIO

Em quase toda instituição há uma espécie de Sarney, aquele que não quer, não pensa ou sequer admite largar o osso. Exemplo? Em Mari, tem o Presidente da Câmara e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, meu compadre Zé Martins, o mais antigo dirigente sindical da Paraíba. Tem cerca de 40 anos que comanda o sindicato. Como vereador, já foi eleito para umas cinco legislaturas. Como consegue manter por tanto tempo seus cargos? Meu compadre professor Josa vai explicar na biografia que está escrevendo sobre Zé Martins, o eterno.

CACETADA DE VAVÁ DA LUZ


“Providencial o giradouro que o prefeito Manoel da Lenha mandou construir no centro da cidade do Ingá. Agora, aquela placa indicativa de preferência a quem tiver dentro do contorno, vai ser muito difícil de obedecê-la. E o motivo da não obediência é simples: a maioria dos que conduzem veículos e motos aqui no Ingá ou não sabem ler ou não tem habilitação, portanto desconhecem totalmente os sinais de trânsito.

SEM COMENTÁRIO

Quando o Marechal Castelo Branco era o Presidente do Brasil, o 1º da ditadura, o Vice era Pedro Aleixo; quando, no fim do mandato, um repórter foi perguntar ao Pedro Aleixo o que ele tinha a dizer, a resposta foi:

Nada fiz e nada deixo,
nada fui e não me queixo.
Nessa merda é que eu não mexo;
assinado; Pedro Aleixo...
Dizem que essa resposta está sendo elaborada por um vice-prefeito daqui da região, que anda mais por fora do que cinturão de soldado na gestão do titular.

TRANSPARÊNCIA

Parabéns à Câmara de Vereadores de Itabaiana pela excelente iniciativa de tornar transparente os mandatos dos edis através do contato pela internet.  Esta é uma forma de aproximar a população dos legisladores. Por e-mail o cidadão pode contatar diretamente o seu fiscal, além é claro, de poder acompanhar os trabalhos nas sessões e fazer as cobranças, manter o diálogo, levar as reclamações da população. A Mesa Diretora merece o reconhecimento por esta ação democrática.

SOS PARAÍBA

O rio Paraíba pede socorro. Querem matar o pobre Paraíba que já sofre terríveis danos ambientais irreparáveis com a extração predatória de areia, onde dezenas de praias sumiram e milhares de arvores morreram. Com isso, toda fauna e flora também se foram.

EDILSON

O ex-prefeito e ex-vereador de Itabaiana, Edílson Andrade, vai apresentar o livro “Fatos pitorescos do futebol”, de Arnaud Costa, em lançamento no Sebo Cultural no dia 10 de maio, com show de Vital Alves e Marlen Silva, na capital paraibana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário