sexta-feira, 6 de maio de 2011

Itabaiana sediará Seminário sobre políticas públicas de cultura e desenvolvimento sustentável

Será no dia 31 de maio em Itabaiana, o 1º Seminário “Paraíba e Políticas Públicas  de Cultura para Desenvolvimento Sustentável”, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado, visando a qualificação para planejamento de políticas culturais, e preparar o Município para assinar o acordo de cooperação junto ao MINC para a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, que por sua vez objetiva uma integração do desenvolvimento social em exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional. Sem esse acordo de cooperação, o Município não poderá obter investimentos do Ministério da Cultura e outras fontes.

Durante o Seminário, será proferida palestra com o tema: “A cultura local e estadual: o desafio da integração regional e as diretrizes da Secretaria de Cultura, a nova forma de gestão democratizada”. Depois seguem orientações sobre o Sistema Nacional de Cultura, leis, programas e municipalização.

Os grupos de trabalho será orientados para levantar os pontos positivos e negativos da estruturação da cultura local e das principais carências e demandas do município. Dessa forma, serão definidas as prioridades por meio de um Diagnóstico Rápido Participativo, a fim de se esboçar um norte para a confecção do Plano Estadual de Cultura.

As inscrições para o Grupo de Trabalho serão feitas durante as palestras, sendo pré-requisito para participação a presença nas palestras e debates.

FONTE: Secretaria Estadual de Cultura


Nenhum comentário:

Postar um comentário