sábado, 7 de maio de 2011

Um professor itabaianense que ficou na História ao peitar o processo histórico da ditadura


Historiador José Octávio foi companheiro de Lenildo Corrêa

Alguém poderia fornecer uma foto de Lenildo Corrêa, historiador de Itabaiana-PB?

Ele foi perseguido pela ditadura e preso. Estou escrevendo um perfil desse conterrâneo.


Lenildo foi impedido de ensinar no Liceu e na Universidade Federal. Terminou o segundo grau no Colégio Estadual Dr. Antonio Santiago, em Itabaiana. Segundo o também historiador José Octávio de Arruda Melo, Lenildo Corrêa ofereceu importante contribuição para a História da Paraíba e foi um dos intelectuais que mais resistiram na fase mais dura da Contra-revolução de 1964, na Paraíba. Lenildo Corrêa foi Secretário de Educação e Cultura do Estado, onde se especializou em questões do ensino médio. Fundou a Associação dos Professores em Licenciatura Plena.
Ainda segundo José Octávio de Arruda Melo, historiador paraibano, Lenildo Corrêa ajudou a fundar em 1967 o Grupo José Honório, que ficou caracterizado como o setor mais dinâmico da nova historiografia paraibana. Como Secretário Geral da instituição, formou ao lado de Plauto de Andrade, Aníbal Peixoto Filho, Otinaldo Lourenço, Marcos Trindade, o historiador e poeta pilarense Damião Ramos Cavalcante, Marcelo Melquíades, Evandro Nóbrega, Lindberg Farias e Wellington Aguiar, entre outros.
Segundo José Octávio, cabia ao Grupo José Honório “construir uma ampla frente, estudando a História voltada para o presente ao invés do passado e a inteireza do processo histórico no lugar dos fatos isolados”. Lenildo Corrêa foi um dos mais aguerridos membros dessa confraria de intelectuais que, através das Ciências Sociais, ia de encontro aos projetos culturais da Contra-revolução. 

Seu irmão se chama Everaldo Corrêa, se não estivermos enganados.


Escritor Fábio Mozart:

O professor Lenildo Corrêa, antes de oferecer um importante capítulo à educação paraibana e brasileira, estudou em Itabaiana sua educação básica, inclusive foi aluno da Professora Santa, como era conhecida, que depois de aposentada veio morar em Santa Rita/PB, à rua Terêncio Ferreira, vizinho ao depósito de madeira de João do Galpão, onde ainda hoje mora a sua filha, minha ex-aluna do curso de Letras na Faculdade IESPA de Santa Rita, portanto, igualmente professora e filha de Itabaiana. Não afirmo com todas as letras, porém, é bem provável que a filha da Professora Santa, já falecida, tenha alguma fotografia do ex-aluno importante de sua mãe. A professora Santa sempre conversava comigo e dizia que se orgulhava do ex-aluno Lenildo Corrêa, que foi seu pupilo no Grupo Escolar Professor Maciel de Itabaiana.

Finalmente, irei conversar com a professora Maria José para garimpar se ela tem alguma fotografia de Lenildo Corrêa.

Um abraço do,
Francisco de Paula Melo Aguiar – Santa Rita/PB

Mozart,

Eu convivi com Lenildo no movimento de professores da antiga AMPEP e depois na direção da SEC, quando o secretário era professor Iveraldo Lucena. Eu coordenava a CODEF e ele a Coordenadoria do 2º Grau (hoje ensino médio). É possível você encontrar fotos dele ou no arquivo da SEC ou no arquivo da AMPEP, hoje SINTEP.
Veja ai.

Lenildo Correia era uma figura. Procure conversar com Zenito. Ele também tem informações sobre seu conterrâneo.

Um abraço,
Ivaldo Gomes

Um comentário:

  1. Fábio,
    Envio para seu e-mail foto de Lenildo em evento do Colégio Estadual de Itabaiana. Aproveito para lembrar que ele tem uma irmã em Itabaiana que se chama Vera e é comerciante na Rua da Ponte.

    ResponderExcluir