segunda-feira, 23 de maio de 2011

Chico Memória


Clévia com Chico César

No recuado ano de 1985, eu e outro maluco por nome Marcos Veloso fundamos um teatro em Itabaiana do Norte, batizado de Nautília Mendonça em homenagem a uma grande atriz paraibana. Para o futuro, a gente queria ver frutificar a semente da arte cênica, que amamos, na terra do poeta Bastos de Andrade. A estréia do teatro teve o cantor e compositor Chico César, naquele tempo iniciando sua carreira, mas já com aquele toque de consciência ecológica, política e social, cantando temas do cotidiano da gente de maneira lírica e poética.

O teatro fechou as portas, lance que conto em crônica que você pode ler no link:
http://fabiomozart.blogspot.com/2010/02/tumulto-no-teatrinho.html

Em recente conversa com minha comadre Clévia Paz, o agora Secretário de Cultura do Estado da Paraíba lembrou a noite em que abriu oficialmente o teatro Nautília Mendonça em Itabaiana. Perguntou se o teatro ainda existia, disse que tinha admiração pelos camaradas e as comadres que lidavam com arte/cultura em nossa terrinha naquela época e ficou aflito com o atual cenário pouco animador para a cultura na terra que viu nascer o mestre Sivuca. Segundo dados divulgados por Clévia ao nosso Secretário/cantor, Itabaiana não tem mais teatro, biblioteca, cinema ou qualquer equipamento público de difusão da cultura. Falou do nosso Ponto de Cultura e de outras poucas entidades da sociedade civil que ainda teimam em produzir/reproduzir arte no berço de Adeildo Vieira. 

Chico César disse que estará voltando a Itabaiana no dia 31 de maio para uma audiência pública onde pretende conversar com todos os secretários de cultura/educação da região do vale do Paraíba. Para Clévia, foi um encontro emocionante. “Fiquei tocada com a conversa que tive com Chico César, homem de carisma e pessoa aberta ao diálogo com a sociedade. Outra faceta importante de Chico é sua consciência de que devemos investir no que resta de autêntica cultura nos interiores da Paraíba”, disse ela. Com toda a segurança do mundo, eu digo: só por ter um cara como Chico na Secretaria de Cultura e por ter criado a própria Secretaria, o governo de Ricardo Coutinho já fez muito pela cultura paraibana. O tempo vai dizer se vai rolar mesmo o lance, mas pra começo ta bom. Chico é um renovador histórico da música paraibana. Como cidadão e artista, nota dez. Como gestor, aguardemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário