terça-feira, 17 de abril de 2012

Transformismo é arte?


Manoelzinho como Madame Desiree

Estamos organizando álbum com biografias dos artistas de Itabaiana, desde o músico Severino Rangel da dupla Jararaca e Ratinho até o mestre de boi de carnaval Zé Especiá, passando por Sivuca e Vladimir Carvalho. São muitos os nomes de autores, atores, músicos, artesãos, pintores, poetas e carnavalescos da Itabaiana do Norte.

O livro pretende resgatar a memória de nossos artistas populares em prol de nossa identidade cultural. É um trabalho de fôlego, estando em fase de pesquisa. O produto será um livro em edição de luxo, colorido total, miolo em papel couche, capa dura e formato grande. Quem vai pagar por todo esse luxo? Espero “vender” o projeto a empresas patrocinadoras e concorrer a editais de patrocínio de instituições públicas. 

Na nossa lista de artistas itabaianenses consta o nome do transformista Manoel Bernardo, ou Desirre Washington como é artisticamente conhecido. Ele é ator e também trabalha produções comerciais como animador de palco, transformista, apresentador comercial em feiras, lojas, lançamento de produtos e promoção de eventos. Alguém da comissão de pesquisa fez objeção à inclusão do nome de Manoel no rol dos artistas porque, segundo ele, “transformismo não é arte”. 

Preconceito contra a arte transformista? No meu entender, transformismo é, sim, uma arte que envolve dublagem, performance e produção visual. O resto é olhar enviesado para quem é diferente. De um militante da cultura gay: “Algumas pessoas riem de mim por achar que sou diferente, enquanto eu morro de rir dos outros por serem todos iguais”.  O transformista é humorista, cantor, ator e performático. Fazem um mix cultural que congrega aspectos estéticos e plásticos, garantindo beleza e verdade artística aos shows. Pelo meu voto, Madame Desirre estará sim no livro dos nossos artistas. Rica, brilhosa e exuberante como a própria edição do livro que espero um dia venha a ser lançado. 

Não duvidem de nossa perseverança. Tampouco do glamour e ousadia de Manoelzinho quando assume e representa personas diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário