terça-feira, 3 de abril de 2012

Funesc doa livros para a Biblioteca Arnaud Costa

Estudantes de São José dos Ramos visitam a Biblioteca do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

A Fundação Espaço Cultural, através da Biblioteca Juarez da Gama Batista, doou 120 livros para a Biblioteca Comunitária Jornalista Arnaud Costa, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana (PB). Com os livros, a Biblioteca Arnaud Costa ganhou também um programa para informatizar o acervo que atualmente reúne cerca de mil livros.

Em abril, o Ponto de Cultura vai inaugurar a escola de música e reativar as atividades do Cineclube Vladimir Carvalho. “Este é o ano do décimo aniversário de fundação da Sociedade Amigos da Rainha do vale do Paraíba, e para comemorar vamos fazer um grande esforço para retomar as atividades do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar”, disse Fábio Mozart, coordenador da entidade.

Os livros dos autores paraibanos, principalmente itabaianenses, ganham espaço privilegiado na Biblioteca Comunitária Jornalista Arnaud Costa. Após a informatização do acervo, o Ponto de Cultura vai realizar diversas atividades com estudantes para divulgar as obras dos autores locais, com mais de trinta títulos publicados.

Segundo os indicadores oficiais do Ministério da Cultura, a cidade de Itabaiana está entre as que têm o menor índice de livro por habitante na sua faixa populacional. É por conta desta realidade que os monitores do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar estão desenvolvendo projetos para viabilizar a biblioteca comunitária e atrair leitores, principalmente no meio estudantil.
Estudos revelam que 75% dos brasileiros jamais foram a uma biblioteca. Vão à biblioteca frequentemente apenas 8% dos brasileiros, enquanto 17% o fazem de vez em quando. Além disso, o uso frequente desse espaço caiu de 11% para 7% entre 2007 e 2011. A maioria (55%) dos frequentadores é do sexo masculino. Os dados fazem parte da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro (IPL), o mais completo estudo sobre comportamento do leitor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário