sábado, 28 de abril de 2012

POUCAS E BOAS DO SÁBADO



De Campos do Jordão escreve uma moça por nome Silvana, dizendo ser filha de Itabaiana, trabalhando hoje em um hotel naquela cidade balneária. Ela disse que é sobrinha de Ronaldo, mais conhecido por Zé do Padre. Todo ano ela visita Itabaiana e mandou perguntar sobre as novidades do lugar. Minha amiga Silvana, a última notícia da terra de Biu Penca Preta é que o mosquito da dengue será nomeado patrimônio cultural da cidade.

Eu ando mais lascado do que maxixe em cruz, por isso acho que não irei à Rádio Tabajara hoje, apresentar o programa “Alô comunidade”! Na verdade, meus comparsas Dalmo Oliveira e Marcos Veloso também estão doentes, e nem sei como vai ser feito o terêtetê hoje. A pré-candidata a prefeita de João Pessoa, Estelizabel, ficou de aparecer para dizer o que pensa da comunicação alternativa e da cultura periférica da capital.

Meu compadre Geraldinho desistiu de sair candidato a vereador em Itabaiana. Menos uma opção de qualidade para o eleitor ainda esperançoso em alguma renovação na Câmara.

Exemplo perfeito e acabado de um jovem do bem, Geraldinho mereceria meu voto. Até havia bolado uma frase para sua propaganda: “Porque a gente tem direito a uma sociedade decente”.

Alternativa vil e constrangedora é também escolher entre o escroque e o pau mandado. Essa indignidade que é a política de minha terra precisa de uma solução decente. E eu vejo compadre Zé cada vez mais distante...

Um leitor mandou reclamar sobre repetição de crônica aqui na Toca do Leão. É que me vejo adoentado, por isso andei repetindo alguns trabalhos já publicados. Mas o Estatuto do Idoso permite ao velho contar uma mesma história várias vezes. Peço a caridade dos raros leitores.

A violência não tem pátria, ela mora no homem. Canibais há em Pernambuco e na Finlândia.

Grande alma, grande amigo, vai aqui meu fraternal abraço ao compadre Joacir, leitor diário desta Toca.

Voltando aos candidatos a prefeito de Itabaiana, tem um rapaz que se apresenta como novo, porque é jovem. Lembra o esforço da tecnologia para atualizar produtos industriais, dando novo desenho para acelerar o consumo dos produtos já conhecidos, mudando a aparência mas não a essência.

O outro, também jovem, já vem com defeito de fábrica: sérios problemas com idéias, opiniões e juízos falsos. “É uma das maiores trapaças da história da nossa política”, conforme define leitor amigo nosso.

Tememos que o dinheiro de Judas, com correção monetária de dois mil anos, venha a ganhar a eleição e soterrar os restos de valores da honra, da autenticidade, da honestidade e amor à terra natal.

Somos famintos por dignidade e respeito.

Um comentário:

  1. Cumpadre Fábio, estimo logo suas melhoras, mas essa política de Itabaiana, é sem dúvida podre.

    ResponderExcluir