quinta-feira, 26 de abril de 2012

Carta do goleiro Joacir Avelino


Da direita para a esquerda: Joacir, Cidinho, Palhano e Pedro José

 Compadre Fábio:
                             Interessante a lembrança dos goleiros por parte de Arnaud Costa, retratada no seu blog, edição de 25/04. Chego à conclusão que o distrito de Campo Grande, pertencente a Itabaiana, é um celeiro de grandes goleiros. Além de Lula, com  baixa estatura para os padrões atuais, que foi destaque no Botafogo de João Pessoa nos anos 60/70, recordo-me de Wendel Lucena Ramalho, cujo sobrenome nos remete às raízes de  uma tradicional família de Itabaiana, grande arqueiro do Botafogo do Rio de Janeiro na década de 70. Depois foi convocado para a seleção brasileira. Só não foi titular, salvo engano na copa de 74 ou 78, porque se contundiu. Outro destacado goleiro daquela localidade é o "Bico de Urso", titular do Vila Nova, time amador  de Itabaiana,  na mesma época.

                            Quando se fala em goleiros exóticos, porque não recordar de "Topada", defensor do União, dono de uma das pensões do antigo carretel de Itabaiana, que só conseguia defender as bolas depois de tomar uma meiota de pitu.

                             A propósito, eu que não sou de Campo Grande, mas vizinho, nascido  no distrito de Guarita, também me meti a ser goleiro, se nunca fui grande nas defesas, mas pelo menos na ´vontade  de imitar os meus ídolos, permaneço batendo minhas peladas até hoje, como veteraníssimo, tanto é que em dezembro de 2010, completei 1.500 rachas com a camisa do time de minha repartição,  num lampejo de sonho e realidade.

                            Viva os goleiros pelo seu dia, comemorado na data de 26 de abril
                                
                                                Joacir Avelino, de Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário