quarta-feira, 27 de abril de 2011

A mão sangrenta de Deus


O judeu americano David Plotz escreveu um livro sobre “as coisas bizarras, hilárias, perturbadoras e maravilhosas da Bíblia”. Ele disse que teve a ideia de escrever o livro depois de ler o capítulo 34 do Gênesis que conta a história de Diná, filha de Jacó, um dos manda-chuvas de Israel do Velho Testamento. A menina sai para passear e é estuprada. Os filhos de Jacó massacram a tribo do homem que a estuprou. Não deixam ninguém vivo. 

Para David, o Deus do Velho Testamento é perverso, mata muita gente sem razão, não é misericordioso nem amoroso, não tem compaixão. “É muito perturbador pensar que esse Deus está cuidando de nós. Fiquei muito bravo depois de ler e passei a desejar que exista algo melhor”, afirma o escritor.

Sobre fatos engraçados da Bíblia, Plotz cita o fato de Deus ter uma obsessão por homens carecas. Ele afirma que homens carecas são puros e diz várias vezes para rasparem a cabeça e o corpo. “Há até um episódio em que um grupo de garotos caçoa do profeta Eliseu chamando-o de careca. Em seguida, aparece um urso enorme e mata 42 crianças por causa disso”, relata David. É improvável que um careca doido saia por aí matando crianças, inspirado nesse fato bíblico?

A Bíblia influenciaria matadores como o anjo da morte em Realengo, no Rio? Pessoas debilitadas mentalmente seriam levadas a atos extremos de violência por fanatismo religioso ou interpretação equivocada de livros como a Bíblia ou o Alcorão? Perguntas que especialistas tentam dar respostas, mas nada é definitivo. 

Conheci um cidadão que andava com uma Bíblia na sacola para demonstrar, onde chegasse, que o livro sagrado dos cristãos é um compêndio de lendas antigas, narrativas poéticas e até obscenas, “mas nunca uma obra inspirada por um Deus onipotente, criador perfeito e virtuoso.”
O fato é que a Bíblia não é literatura para inocentes, pessoas em formação ou debilóides. Tem muitas histórias obscenas, libertinagens, incestos, execuções cruéis, torturas, vinganças terríveis.
Abaixo, algumas citações nesse nível:
***
"Então eu os calquei com cólera, esmaguei-os com fúria; o sangue deles espirrou sobre meu vestuário, manchei todas as minhas roupas." Isaías 63:3
***
"Quanto ao povo que lá se encontrava, fê-lo sair, e colocou-o em trabalhos de serra, de picaretas de ferro e de machados. Fez o mesmo com todas as cidades dos amonitas. Em seguida, Davi voltou para Jerusalém com todo o seu exército." 1 Crônicas 20:3
***
"Despacharei contra ela a peste, inundarei de sangue as suas ruas, onde sucumbirão feridos, golpeados por uma espada, que surgirá de toda parte; assim, saberão que sou eu o Senhor." Ezequiel 28:23
***
"[...] Minha cólera se inflamará e vos farei perecer pela espada; vossas mulheres ficarão viúvas e vossos filhos, órfãos." Êxodo 22:
***
"Eis a praga com que o Senhor vai ferir todos os povos que atacaram Jerusalém: apodrecerá sua carne, estando eles ainda de pé; seus olhos apodrecerão dentro de suas órbitas, e apodrecer-lhes-á a língua dentro da boca." Zacarias 14:
***
"Faze sair do acampamento o blasfemo, e todos aqueles que o ouviram ponham a mão sobre a sua cabeça, e toda a assembléia o apedreje." Levítico 24:14
***
"Acumularei desgraças sobre eles, contra eles esgotarei minhas flechas.
Serão extenuados pela fome, devorados pela febre e pela peste mortal. Incitarei contra eles o dente das feras e o veneno dos animais que rastejam pelo chão. Fora, a espada a semear a orfandade; dentro, um pavor de estarrecer tanto o adolescente como a jovem, tanto o menino de peito como o ancião."
Deuteronômio 32:23~25
***
"Sabei, pois, que morrereis pela espada, fome e peste nessa terra onde quereis ir estabelecer-vos." Jeremias 42:22
***
"Os olhos de quem zomba do pai, de quem se recusa obedecer sua mãe: os corvos da torrente o arrebatarão, os filhos da águia o devorarão." Provérbios 30:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário