terça-feira, 5 de abril de 2011

Hospital de Itabaiana é história

 Foto do término da restauração do HSVP, em junho/1983, pela Prefeitura Municipal de  Itabaiana, gestão do prefeito Edilson Andrade                 

Nesse momento de incerteza e de tristeza em que as famílias estão vivendo, preocupadas com o destino do HSVP, nos vem à lembrança os anos em que a Sociedade Mantenedora do Hospital  era dirigida por homens como Israel Elídio de Carvalho, Almir da Silva Fonseca, José Bandeira Júnior, Pedro Sérvulo da Fonseca e muitos outros que, sem qualquer retorno financeiro, trabalhavam com amor e desprendimento, com um único objetivo: o bem da querida Itabaiana.

E à frente da batalha que foi manter o hospital de portas abertas, estava o  incansável Dr. Antonio Batista Santiago que, desde a fundação daquela Casa e durante toda a sua vida, tinha o Hospital como a “menina dos seus olhos”.  E manter aquela casa de saúde não era fácil. Muito ele lutou e buscou, junto a Governos e autoridades, ajudas e verbas.

Bons tempos também de Dr. Aglair da Silva, Dr. Lindonor Pires de Almeida, Dr. Tancredo Mariz, também exímios profissionais e executores das mais diversas cirurgias: cesarianas, vesículas, apêndices, plásticas reparadoras.

Com certeza a Associação Cultural Memória Viva estará vigilante para que o Hospital São Vicente de Paulo, mesmo que não tenha uma solução de continuidade, não seja jogado às traças.  Temos um patrimônio a preservar:  o seu prédio, os seus móveis, as suas fotografias históricas, quadros e documentos. 

Não queremos que se repita o mesmo que aconteceu com a Casa dos Velhos, instituição filantrópica que tanto serviu aos idosos carentes da cidade e que, não se sabe como, encontra-se o seu prédio hoje, nas mãos de particulares.
 
Do blog
www.itabaianapbmemoria.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário