segunda-feira, 4 de abril de 2011

ESTADO E SOCIEDADE CIVIL JUNTOS PELA SAÚDE EM ITABAIANA


Ricardo Coutinho e Zé Ramos

Lideranças regionais evitam fechamento de hospital em Itabaiana


Lideranças políticas do município de Itabaiana e de outras cidades procuraram as autoridades sanitárias do  Estado para discutir a situação do Hospital São Vicente de Paulo, que corria o risco de fechar diante da situação caótica em que se encontra pela falta de estrutura e apoio. O advogado Zé Ramos, líder do Partido Socialista Brasileiro em Itabaiana, enfatizou que todos os esforços serão feitos para que haja sucesso nesta delicada questão. Segundo ele, realmente a situação financeira é critica, para não dizer caótica. “Precisamos pensar política pública de saúde para o município, fazer uma estrutura que atenda basicamente à população e também as situações de urgência e emergência. Se nós ficarmos na situação que ora se encontra, o Hospital fechando as portas, com certeza teremos um número de vidas ceifadas no município muito grande, uma vez que a unidade tem feito a regulação dos pacientes para outros hospitais de referência”, acrescentou Zé Ramos.

Zé Ramos convocou a população de Itabaiana a cerrar fileiras e se mobilizar diante deste quadro social. “Fica aqui uma convocação à população itabaianense de se engajar nesta causa para que possamos permanecer o Hospital São Vicente de Paulo com as portas abertas, tendo em vista que a Secretaria de Saúde do estado já vem se mobilizando para viabilizar projeto neste sentido, mas o importante também é a participação social”, pontuou.

Em relação às conversações com o Governo do Estado no que diz respeito a parceria e apoio, Zé Ramos foi enfático em afirmar que é compromisso do governo estadual salvar o São Vicente de Paulo, “mas é de extrema importância e chamo a responsabilidade para a sociedade civil organizada”, completou.

Consórcio será formado

O advogado Zé Ramos informou que esteve pessoalmente com o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Valdson, juntamente com uma comissão representativa da cidade de Itabaiana e outros municípios vizinhos, ocasião em que foi estabelecida a base de um consórcio integrado por 14 cidades, tendo como parceiro mais influente o próprio Governo, com a tarefa de gerir o Hospital São Vicente de Paulo. Para isso, a atual direção se comprometeu em modificar os estatutos da entidade filantrópica, que será administrada por um grupo gestor formado por representantes do Governo, da sociedade civil, do próprio consórcio e do Hospital São Vicente de Paulo.

Como medidas iniciais para sanar os problemas urgentes do Hospital, a Secretaria de Saúde do Estado encaminhou subsídio de R$ 40 mil para as despesas indispensáveis, parcelando ainda os débitos de água e energia que somam mais de R$ 30 mil reais, em 20 meses com carência de seis para o pagamento da primeira parcela.

O Secretário Valdson estará reunido na última semana de abril com os parceiros regionais deste consórcio para estabelecer as regras e encaminhar a documentação.

A instituição filantrópica possui 80 leitos, mais do que dispõe o Hospital Regional recentemente implantado na cidade. Por estar localizado no centro da cidade, tem maior acessibilidade ao público. “Esse Hospital é fruto de muita luta da comunidade e de lideranças históricas de Itabaiana e não poderia fechar. É questão de honra para nós, que amamos nossa terra”, afirmou Zé Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário