segunda-feira, 18 de abril de 2011

IGREJA MATRIZ DE ITABAIANA/PB


Estou passando para pedir que se possível, me enviem fotografias das igrejas das cidades de vocês com nome da igreja, histórico etc.

Desde já agradeço!

Melissa.


Segue foto da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, de Itabaiana-PB.

Foi inaugurada em 1903, pelo Bispo D. Adauto Henriques, da Diocese da Paraíba. Para levantar a igreja, toda a comunidade colaborou. O padre Simão Fileto pedia esmolas na estação do trem e na feira. A cada passageiro pedia um tostão (cem réis). Não recebia mais nem menos. O fazendeiro Odilon Maroja doou um relógio para a torre da Igreja que ainda hoje funciona. O vigário Monsenhor Francisco Coelho chamou Pingolença, um "faz-tudo", espécie de gênio, para instalar o relógio. Pingolença era músico, pintor, arquiteto, mecânico, compositor, atirador de elite, armeiro, entre outras habilidades. O mestre passou três dias trabalhando sozinho no alto do campanário, até conseguir juntar as peças e colocar o aparelho em funcionamento.



(Com informações do livro ITABAIANA - SUA HISTÓRIA, SUAS MEMÓRIAS, de Sabiniano Maia)
Fábio Mozart

2 comentários:

  1. Mozart: O vigário de Itabaina Francisco Coelho era areiense e primo em 1º grau de Zeamérico. Ele foi um santo homem, de virtudes excelças. Eu o conheci. Todas as vezes que ele vinha a João Pessoa almoçava, em nossa casa, pois era muito amigo de minha avó e de neu tio Manuel de Lemos. Você chegou a conhecê-lo? Se não lamento. Não era culto, porém virtuoso, um sacerdote no modelo que o Senhor queria que fossem seus seguidores togados.

    Carinhosamente Lourdinha

    ResponderExcluir
  2. Folheando o Livro " O FOTOGRAFO CLAUDIO DUBEUX ", CEPE Editora, lançado em julho de 2011 no Recife, Tarciso M Couceiro Filho, estudioso da genealogia das familias Meira e Couceiro, constatou uma foto na página 167 da construção de uma Igreja ainda sem o campanário, que pela arquitetura, é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Itabaiana-PB.

    ResponderExcluir