domingo, 17 de abril de 2011

Dia da Compreensão Mundial



Hoje, 17 de abril, é dia da Compreensão Mundial, segundo informa a agenda. Pois bem, hoje lembro do meu compadre Zé Cobal, companheiro ferroviário, vereador e agora alçado ao cargo de Secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Itabaiana, sujeito camarada que reencontrei ontem na terra de Erasmo Souto.

Passando a vista na folhinha, aprendo que nesta data, em 1521, Martinho Lutero foi excomungado da Igreja Católica por suas críticas ao Papa. Em 17 de abril de 1970, a nave americana Apollo 13 retorna à terra. Na mesma data, só que em 2003, Anneli Jaatteenmaki se torna a primeira mulher a exercer o cargo de primeira-ministra na Finlândia. E o que esses fatos históricos têm a ver com meu compadre Zé Cobal, o cabeção que posa ao lado do velho Leão na foto aí de cima? Explico:

Eu não posso mentir para um grande amigo, por isso andei dizendo que Zé pisou na bola no caso da areia do rio Paraíba, quando votou a favor do estupro do nosso querido curso de água. Eu disse pessoalmente a ele que isso teria uma repercussão histórica, mas interesses imediatistas, que eu não tenho o direito de julgar, levaram Cobal a se voltar contra a população e ficar com a Prefeita dona Dida. Zé Cobal compreendeu as críticas do amigo e relevou, absolvendo-me por ter expressado meu juízo crítico. Por isso o registro no dia da Compreensão Mundial.

Como se sabe, Zé Cobal experimentou um breve momento de oposição, fez cara feia, não aceitou a ordem da prefeita de votar no outro Zé e foi excomungado da religião didista, sofrendo a pena de exclusão das delícias do poder. Recentemente voltou ao ninho, como a nave Apollo 13 que, depois de se aventurar no espaço sideral, retornou à segurança da terra.

Finalmente, hoje se comemora oito anos de ascensão de Anneli Jaatteenmaki, a primeira mandatária desse país do norte da Europa. Na minha pequena Itabaiana, contam-se sete anos de gestão da primeira mulher a assumir o cargo de prefeita, a excelentíssima senhora Eurídice Moreira. 

A cigana itabaianense Madame Preciosa, blasfemando, assim profetizou: “Eu leio a mão por cinco reais, dou desconto para os mais pobres. Observando as linhas da palma da mão de minha terra querida, como uma tecelã do tempo, sei que sofreremos uma grande praga”.  E ela fez um sinal com os dedos, erguendo três de uma vez. Era a marca secreta dos ciganos, que significa o mesmo que bater na madeira para nós. Isso ela falou em 2004. Praga de cigano dura sete anos.

2 comentários:

  1. Dia da Compreensão Mundial é 17 de setembro.

    ResponderExcluir
  2. Fábio Mozart: Andei pelo Brejo e Curimatau para contemplar a beleza do campo depois das chuvas, que vitaminaram a terra esturricada. É um encantamento assistir à festa da ressurreição, de quem estava morto...
    Estive também em Areia para, no Centro de Ciências Agrárias, proferir palestra sobre a criação, por Zeamérico, da Escola de Agronomia do Nordeste. Estou feliz ao sentir que ele não é um estranho em seu rincão. Volto ao seu blog, com mais assiduidade.
    Um afetuoso abraço de Lourdinha

    ResponderExcluir