terça-feira, 19 de abril de 2011

Livro sobre líder camponês será lançado hoje em Sapé


O jornalista Fábio Mozart estará lançando hoje, 19, o livro “Biu Pacatuba – um herói do nosso tempo”. O lançamento será às 16h na Biblioteca Central Augusto dos Anjos, em Sapé/PB, como parte da programação de aniversário do poeta.

A Violinista Paraibana e Cantora Pop Belle Soares será uma das atrações da festa em comemoração pelos 127 anos de Augusto dos Anjos. Também está confirmada a apresentação da dupla Paulo Barreto e Ivan Martins, além de diversas atrações culturais e literárias.

A apresentação dos artistas e o lançamento do livro são partes do evento “Celebrando os Anjos de Augusto” realizado pela Prefeitura de Sapé para homenagear o poeta Augusto dos Anjos, um dos filhos ilustres da terra.

Lançado pela União Editora, o livro “Biu Pacatuba – um herói do nosso tempo” conta a história de Severino Barbosa, primeiro presidente das Ligas Camponesas. A filha de Biu Pacatuba, Maria Helena Malheiros, representará a família do líder camponês no lançamento do livro. Pacatuba  foi vítima da ditadura militar, sofrendo prisões e perseguições pelo regime de força.

“Em sextilhas habilmente construídas, com métrica e rima apuradas, Fábio Mozart nos conta a história de Biu de Pacatuba, herói popular, agricultor que briga com os poderosos donos de latifúndios na região de Sapé; seu trabalho ombro a ombro com o também herói João Pedro Teixeira, seu companheiro de lutas, e o papel que representou na conscientização daquela população submetida a tantos anos seguidos de exploração”, assim se expressou a escritora Clotilde Tavares na apresentação da obra

Um comentário:

  1. Fábio Mozart: Eu gostaria muito de ir ao lançamento de BIU PACATUBA. Aliás a ALANDE vai hoje (19.04.2011) em comitiva para uma rememoração dentro do programa - OS ANJOS DE AUGUSTO - e eu fui convidada, por Socorro Aragão. Porém como estou ameaçada de gripe resolvi me resguardar. Quando você lançar aqui me avise que desejo comparecer. Afetuosamente Lourdinha

    ResponderExcluir