quarta-feira, 15 de abril de 2015

Escritora itabaianense lança livro com espetáculo teatral em maio

O livro “Uma homenagem a Violeta Formiga e outros escritos”, de Jandira Lucena, será lançado em maio, na sua cidade natal, Itabaiana. A obra acaba de ser publicada pela Editora UFPB, como parte da Coleção Humanidades, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes daquela universidade.
No livro, Jandira Lucena trata da vida e da obra da poeta paraibana Violeta Formiga, personagem importante no universo literário e nas ações libertárias femininas nos anos 80 em João Pessoa. Como complemento, Jandira acrescenta poemas e crônicas que falam de sua terra natal, Itabaiana, e suas atividades culturais nos anos 70, como uma das fundadoras do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana.
O livro “Uma homenagem a Violeta Formiga e outros escritos” tem prefácio de Fábio Mozart e apresentação da professora e crítica literária Neide Medeiros Santos.
No lançamento do livro, em data a ser definida, será apresentada a peça “As cartas de Anayde”, uma montagem teatral do Grupo de Teatro da ADUFPB, Sindicato dos Professores da UFPB. Com texto de José Flávio Silva e a direção de Carlos Cartaxo, o elenco é formado por Anadete Alves do Nascimento, Ananda Freitas, Georgina Furtado, Laura Sitcovsky, Paulo Medeiros, Sevi Faustino e Waglânia Freitas.
Baseada no livro “Anayde Beiriz – Panthera dos olhos dormentes” do médico e escritor Marcus Aranha, a obra fala de uma Anayde intelectual, leitora, apaixonada, feminina e moderna. A peça, assim como o livro, aborda a troca de correspondência entre Anayde e o homem que foi verdadeiramente seu grande amor: o estudante de medicina Heriberto Paiva.

Segundo Carlos Cartaxo, “a peça mostra uma mulher à frente de seu tempo na década de 20 do século passado; escritora e leitora ávida, intelectual que frequentava saraus poéticos, o que lembra a trajetória da poeta Violeta Formiga, de que trata o livro de Jandira Lucena.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário