sábado, 18 de abril de 2015

Joan Saulo lembra Solano Trindade

Joan Saulo é também animador cultural em Pilar

Vou entrevistar hoje, no “Alô comunidade”, um poeta jovem, cujo trabalho de boa qualidade será lançado em 25 de abril em Pilar. Trata-se do livro “Aracnomomento”. O poeta é Joan Saulo do Monte, natural do Recife e radicado na terra de José Lins do Rego. Quando garoto, leu Augusto dos Anjos e quis, no íntimo, trabalhar a palavra contundente dos poemas.

Joan Saulo do Monte se considera um poeta que “tem influências da identidade negra, presente não apenas nas minhas produções, mas também em outras com as quais tive contato e que serviu de ponto norteador para os meus escritos e compreensão da realidade na qual estou inserido.”

Joan Saulo fez lembrar outro poeta recifense, nascido no começo do século vinte. Solano Trindade foi operário, comerciário, funcionário público, jornalista, poeta, cineasta, pintor, homem de teatro e um dos maiores animadores culturais brasileiros do seu tempo. Foi premiado no exterior e elogiado por celebridades como Carlos Drummond, Darcy Ribeiro, Otto Maria Carpeaux, Sérgio Milliet e tantos outros. Esse negro (e pobre) escritor recifense está hoje esquecido nos círculos culturais, apesar de tudo o que fez pela cultura brasileira, pelo resgate da arte popular e pela independência da cultura negra.

“A minha poesia continuará com o estilo do nosso populário, buscando no negro o ritmo, no povo em geral as reivindicações sociais e políticas e nas mulheres, em particular, o amor. Deixem-me amar a tudo e a todos”. (Solano Trindade)

PROGRAMA ALÔ COMUNIDADE
RÁDIO TABAJARA DA PARAÍBA – http://radiotabajara.pb.gov.br/
RÁDIO WEB COMUNITÁRIA PORTO DO CAPIM – www.radioportodocapim.com.br

HORA – 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário