segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Um maestro brasileiro

Agenor Otávio, maestro Luiz Carlos Otávio e a jornalista Socorro Almeida no lançamento do livro de Orlando Otávio

A Toca do Leão alia-se à comemoração dos vinte anos do Coral Voz Ativa, através do seu maestro e fundador Luiz Carlos Otávio, um artista que honra as tradições culturais de Itabaiana, terra do maestro Sivuca, de quem Luiz Carlos é primo legítimo. Corre nas veias desse músico o arrebatamento pela arte musical, paralelo à decência e modéstia, além do amor pela humanidade. Por isso o seu coral tem como proposta o compromisso de utilizar a música como instrumento de integração social.

Não foi possível estar presente no lançamento do livro do meu compadre Orlando Otávio, primo de Luiz Carlos Otávio, no dia 30 de novembro em Itabaiana. O eixo norteador dessa família é a música. Orlando também é compositor. Gosta de soltar sua voz nas cantigas de raiz que compõe e interpreta. É meu parceiro em algumas modinhas. O livro de Orlando atende pelo nome de “Do mar arriba, as maravilhas da Paraíba”, que já se encontra na Biblioteca Comunitária Arnaud Costa, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.

Voltando ao maestro Luiz Carlos Otávio, o sonho dele é ter algum tempo para contribuir com o Ponto de Cultura, ajudar na possibilidade de buscar estabelecer uma ponte que permita a comunicação entre o ser humano e a música em nossa cidade. Com a saída do maestro Vital Alves, ficamos só com nosso maestro Antonio Maurício, que vem esporadicamente do Recife para despertar as potencialidades dos nosso jovens. Junto ao sonho do maestro, corre paralelo o meu de formar um coral no Ponto de Cultura para explorar a sensibilidade e a criticidade dos nossos jovens. A música desenvolve a percepção, a atenção, a autodisciplina, a autocrítica, a comunicação afetiva e a criatividade. A matéria já é obrigatória nas grades curriculares das escolas desde agosto de 2011, mas cadê que se cumpre as leis positivas nesse país?

Então, um viva ao Coral Voz Ativa e ao trabalho do maestro Luiz Carlos Otávio, gente do bem e artista de primeira linha.   

Um comentário:

  1. Mais uma obra literária do escritor Orlando Otávio entre tantas outras habilidades, ao meu ver uma obra de grande poder didático, já que não é tão fácil fazer com que os estudantes tenham amor pela leitura, nessa viagem pelos municípios da Paraíba, poderá ser feito de forma prazerosa... Quanto a participação do maestro Luiz Carlos, desconheço alguém tão talentoso e ao mesmo tempo dono de uma sensibilidade impar! Modéstia é sua marca registrada... Seria uma grande aquisição.

    ResponderExcluir