sábado, 20 de agosto de 2011

VIVA O MUSEU


Filho do construtor da ponte que substituiu a antiga, levada pela cheia de 47, entrega a Luciano e Margareth planta original dos pilares da nova construção, datada de setembro de 1947.(Foto: Associação Memória Viva)

Lúcia Giovanna é uma amiga que conheci no Ponto de Cultura Viva o Museu, da cidade de Areia, Paraíba. Areia é um orgulho para o patrimônio cultural brasileiro, terra de José Américo, o escritor e Pedro Américo, o pintor, cenário da cultura e da arte paraibana.
O Ponto de Cultura Viva o Museu tem como objetivo o fomento às ações de valorização do patrimônio cultural da cidade de Areia, com ações voltadas para implementar as atividades nos museus existentes na cidade: Museu Casa de Pedro Américo, Museu do Brejo Paraibano (Museu da Rapadura) e o Museu Regional de Areia.

Com igual valor e importância cultural, minha cidade Itabaiana não tem nenhum museu. Por isso louvo a ação de itabaianenses zelosos pela sua memória que cuidam de alimentar o que pode ser considerado o embrião de um futuro museu itabaianense. Meu compadre Luciano Marinho e Margareth Bandeira estão à frente da Associação Memória Viva, catalogando acervos, buscando espaços físicos e garimpando o que for importante para o nosso patrimônio histórico-cultural. 

Chegará o dia em que a politicagem não impedirá a articulação das entidades culturais da cidade, onde possamos unir forças para preservar as diversas manifestações culturais do município. Um dia em que o Conselho Municipal de Cultura seja efetivamente nomeado e possa ampliar as possibilidades do nosso renascimento enquanto cidade cultural.

O pintor itabaianense Otto Cavalcanti, visitando sua terra natal, procurou na Prefeitura uma cartilha sobre a história da cidade e o catálogo turístico. Não havia nada parecido. O nosso grande artista plástico ficou abismado. Afinal, ele vinha da Espanha, onde em qualquer cidadezinha você dispõe de amplas informações sobre a história e os valores locais.

Um dia teremos nosso museu. Nesse dia renderemos homenagens a pessoas como Margareth e Luciano que trabalham abnegadamente em prol de nossa cultura e patrimônio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário