quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Itabaiana vai receber uma escola técnica porque apresenta extrema pobreza, baixo Ideb e atraso escolar


Pólo da UFPB está para ser fechado por falta de interesse da Prefeitura
Esses são os critérios para as cidades terem acesso às unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os municípios escolhidos para receber essas escolas são aqueles que não podem oferecer o necessário à vida de suas populações, estão estagnados economicamente, e mostram um sistema de ensino medíocre.

O MEC foi claro sobre os critérios para acesso aos campi:  “Esses locais foram selecionados a partir de critérios como o percentual da população em extrema pobreza. Foram privilegiadas cidades com baixa renda per capita, além daquelas que apresentaram resultados ruins em avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e têm um percentual maior de jovens atrasados na escola”.

É triste saber que nossa Itabaiana, outrora tão robusta e provida de meios para a sustentação dos seus habitantes, hoje está entre as piores economias do interior da Paraíba. 

Enquanto nos alegramos com a futura escola técnica a ser instalada, seria oportuno lembrar o que foi feito de nossa indústria, de nossa agricultura, do comércio e das boas escolas, e de como maus políticos se aproveitaram do nosso povo. Um exame de consciência sempre é oportuno.

3 comentários:

  1. Oi Fábio: Participei em Bananeiras do lançamento de Peste e Cobiça, do Tião bonitão, apelido que passou a vigorar a partir de sábado. Ele e Cacilda ficaram muito felizes com a recepção que tiveram dos anfitriões e da sociedade local.
    Muito me alegrou a criação de uma Escola Técnica em Itabaiana. Preocupa-me ver jovens sem profissão à porta das Prefeituras pedindo emprego.A situação levou-me ao candidato Maranhão, meu amigo há 50 anos, quando entramos no Poder Legislativo, ele como deputado eu como funcionária. Mostrei-lhe o quadro aflitivo para os Edis, e para os desocupados, que muitas vezes enveredam pelo uso e o comércio das drogas, para sobreviver.Ele prometeu e sei que cumpriria sua palavra, porque nunca me faltou quando peticionei pelo bem comum. O ensino profissionalizante é uma benção de Deus que abrirá as portas do futuro para a juventude de Itabaiana. O Senhor seja louvado.
    Um abraço cordial de
    Lourdinha

    ResponderExcluir
  2. Concordo, realmente é a falta de indústrias, de boas escolas e principalmente de políticos honestos, que estão acabando com nossa cidade.
    Como que uma cidade cresce se não existe empregos para a população, ninguém quer investir porque os políticos não tem interesse em pagar o INSS, problema de décadas em Itabaiana e isso faz com que não venham projetos pra nossa cidade. Todos que entram só fazem desviar verbas e pensar no própio umbigo, fazendo união políticas com os vereadores e no fim fica tudo na mesma, o povo sofre em troca de favores, isso eles aproveitam pra ganharem as eleições.
    Enfim cada dia a gente fica mais descrente com a situação de nossa cidade, que apesar de polo, as vizinhas prosperam e a nossa está entregue a ninguém sem punições, não existe mais justiça no país...

    ResponderExcluir
  3. O Campus do IFPB só vem para Itabaiana, graças ao vereador Wellingson, que levou um bode, ao secretário de saúde José Sinval que levou uma matuta, e uma triunfo, e ao candidato da prefeita Fábio Rodrigues, que levou um botão de rosa, e entregaram pessoalmente a Presidente Dilma. A Prefeita não foi. Preferiu ficar em casa fazendo um despacho. Saravá!

    ResponderExcluir