quinta-feira, 2 de junho de 2011

Músicas de autores itabaianenses foram classificadas para a primeira eliminatória de Festival no sertão da Paraíba


As músicas “Carta de nordestino”, de autoria de Orlando Otávio, e “Toada de terreiro” de Fábio Mozart, foram classificadas para a primeira eliminatória do II FAMUP – Festival Acauã de Música Popular, que será realizado nos dias 17 e 18 de junho, dentro da programação do “II arraial no Ponto”, no Patrimônio Histórico da Fazenda Acauã que fica localizada na zona rural do município de Aparecida/PB. Os dois autores são componentes do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e do Grupo “Ganzá de Ouro” de música regional. O cantor Túlio Melo será o intérprete da "Toada de terreiro", enquanto que Orlando Otávio defenderá sua composição.

O Festival na versão junina tem o objetivo de contribuir com o resgate e a valorização do autêntico forró, tão massacrado, pisoteado e desfigurado nos últimos anos pela mídia e por uma infinidade de artistas descomprometidos com os valores culturais do nosso povo. Esse ritmo considerado por muitos, como verdadeiro patrimônio da cultura nordestina, tem no período junino a sua maior vitrine e, portanto, seu maior espaço de divulgação.

O nome do prêmio homenageia o grande poeta, músico e compositor aparecidense Manoel Ferreira Damião (in memória), que era membro da APC, militante fervoroso da cultura sertaneja e apaixonado por festivais. O FAMUP também vai distribuir 2.600,00 reais em prêmios para os participantes melhor colocados na classificação.

O apoio cultural para o evento veio do Prêmio Microprojetos Culturais do programa Mais Cultura do Ministério da Cultura, através da FUNARTE, Instituto Nordeste Cidadania e do Governo do Estado da Paraíba. Além de contar com o valoroso apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste, parceiro de todas as horas nessa batalha de fazer acontecer a cultura nordestina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário