quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Somos eternos aprendizes de como fazer versos suportáveis

A vida pode ser um eterno jardim de infância
Não deixamos de ser criança...
Quando passamos á fase adulta
Nela também há muitas dúvidas.

Dançamos conforme a música,
Mas, não tomamos mais, tantos banhos de chuva,
Como nos tempos de outrora,
Também não jogamos mais bola, num campo de areia...

Nem brincamos com pião, carrinho de rolimã e bolas de gude
Tampouco soltamos pipa e, atiramos de baleeira
Ou confeccionamos bonecos de barros, retirados na ladeira.

Lá, na casa de número 09 – antiga residência de minha família,
Na Rua João Feliciano de Luna – beira da linha,
Vivi sem sombra de dúvidas, os melhores anos de minha vida.

Adilson Adalberto


Caro amigo Adilson: essa redação é uma dissertação, não chega a ser um trabalho poético. Você pode também fazer poesia em prosa, mas nesse caso não é também poesia em prosa.

Poesia precisa ter harmonia, ritmo e jogo de palavras. Nos versos livres, o autor não segue nenhuma métrica. O autor tem liberdade para definir o seu próprio ritmo e criar as suas próprias normas. Esse tipo de poesia é também designada por poesia moderna, na qual se destacam elementos do modernismo.

Na poesia, o autor mais sugere do que define as ideias e imagens que ele quer passar. Se quer falar de infância, ele sugere essa ideia, e não descreve como você o fez.

Um grande poeta espanhol, Frederico Garcia Lorca, disse sobre essa arte: "A poesia é a união de duas palavras que ninguém poderia supor que se juntariam, e que formam algo como um mistério". Poesia é você surpreender o leitor com uma ideia nova, unindo palavras e formando frases que sejam impactantes pela forma imaginosa com que você utilizou essas palavras. Enfim, poesia é criatividade em estado puro. Requer muita leitura, não só de poesia. Precisa ler muito e ter sensibilidade para jogar esse jogo de palavras que encanta.

Poesia é metáfora. É a comunicação do artista com seu leitor através de códigos que só as pessoas sensíveis e inteligentes conseguem decifrar. Também pode ser uma poesia dita popular, sem muito refinamento intelectual, mas que possa transmitir beleza com ritmo e inventividade.

É como eu digo e volto a dizer: você tem talento que falta burilar. Um dia vai descobrir o sentido da poesia e vai encontrar um mundo arretado de gostoso de se explorar.





 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário