quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Queira ou não queira, ou vai, ou tora ou racha a beira



Lau Siqueira não é secretário de gabinete. Vai onde o povo e sua arte estão.



Hoje à tarde, 14h, estarei numa batalha por espaço decente para a cultura de Itabaiana

O Secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, confirmou que estará em Itabaiana nesta quinta, 12, para ouvir os artistas, entidades e produtores culturais e receber o abaixo-assinado que pede a concretização de um projeto de instalação de Centro Cultural para abrigar as organizações não governamentais e suas atividades artísticas. 

Lau demonstra que realmente tem compromisso com a cultura da região, reconhecendo publicamente o valor do trabalho de ONG tipo “Ponto de Cultura Cantiga de Ninar”, Academia de Cordel do Vale do Paraíba, Associação Memória Viva, Associação Beethoven de Bandas Marciais e outras entidades que pensam e produzem cultura na cidade.

Lau Siqueira é uma pessoa de iniciativa. Pouca conversa e vamos ver o que se pode fazer. Trabalha em horário integral para conhecer e se integrar aos que se empenham na produção cultural da Paraíba, desde os grupos de ciganos até as rendeiras de Salgado de São Félix. Quer dialogar com todo mundo, e isso é muito salutar. Através dele, os músicos, poetas, artesãos, bailarinos e demais artistas de Itabaiana pretendem ocupar uma área pública para começar o que seria o nosso Centro Cultural, um lugar onde caibam biblioteca, museu, salão de festas, teatro, feiras de artesanato e produtos orgânicos da agricultura familiar e salas para abrigar as associações. Esse espaço multidisciplinar teria programação regular nas áreas de artes cênicas, cinema, exposição, ideias (palestras, debates, seminários etc), música e programa educativo, administrado por um Conselho Gestor composto pelas ONGs. Custa pouco, é viável, só depende de vontade política. 

Vamos à luta que essas guerrilhas são estimulantes, já pensando com meu compadre Sander Lee o que iremos fazer para marcar os 50 anos da morte do poeta Zé da Luz. Nosso confrade Antonio Costta já está coordenando um concurso de poesia com a Secretaria de Cultura, queremos mais! Zé da Luz é muito grande e merece toda projeção possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário