domingo, 8 de fevereiro de 2015

POEMA DO DOMINGO


PEGANDO O MOTE NA UNHA


VAVÁ DA LUZ:

Quando o velho Tiradentes
Foi prefeito de Ingá
O velho Fabio Mozart
Era seu correspondente
Muito eficaz e decente
Não enforcou o franzino
Vavá da luz bateu pino
Isso mesmo é o que eu sei
Rodando um pião lembrei
Do meu tempo de menino.

FÁBIO MOZART

Quando D. Pedro Primeiro
Foi fiscal de gafieira
Calunga de fim de feira
E intendente em Mogeiro
Brincava um pião maneiro
Junto com Biu de Faustino
Um brincante genuíno
Mesmo que fora da lei
Rodando um pião lembrei
Do meu tempo de menino.

O grande Vavá da Luz
Quando brincava de roda
Porque estava na moda
Comer cobra com cuscuz
Criava surucucus
Sendo cabra libertino
Inda mais adulterino
De Ingá é vice-rei
Rodando um pião lembrei
Do meu tempo de menino.

VAVÁ DA LUZ:

Pras bandas de Itabaiana
Tinha um menino levado
No pião era cotado
Como menino sacana
Nunca foi de tomar cana
Mas tinha um vício sovino
Me disse o velho Josino
Que ele trocava com três
Rodando um pião lembrei
Do meu tempo de menino.

SANDER LEE:

Maria primeira a louca
Disse: Josafá de Orós
É o rei dos cafundós
A terra que usa touca
Mas de repente uma mouca
Badalou um velho sino
Se Orós o nordestino
For rei eu também serei
Rodando um pião lembrei
Do meu tempo de menino.

VAVÁ DA LUZ:

Quando Jesus vei pra cá
Passou três dias em Belém
Pra maquinista do trem
Mandaram Fabio Mozart
Ao ver o homi passar
Deu um apito bem fino
Gritou mulé e menino
Salve Jesus Cristo Rei
Rodando pião lembrei
Do meu tempo de menino
.
FÁBIO MOZART:

Eu acho a vida moderna
Sem saudade do passado
Brincava de baleado
Mesmo mancando da perna
Botei piaba em cisterna
Virou peixão repentino
Com cara de boi bovino
E asa de urubu-rei
Rodando pião lembrei
Do meu tempo de menino.

VAVÁ DA LUZ:

Fui um menino normal
E lembro muitas facetas
Principalmente as punhetas
Debaixo do pé de pau
Era um rio de mingau
Eu ali petrificado
Manualmente gozado
Pelas coisas que pensei
Rodando pião lembrei
Dos meus tempos de menino.

ANTONIO COSTTA:

Também conto pra vocês
Quando D. Pedro Segundo
Olhando Pilar profundo
Na visita que ele fez,
Rasgou seu chapéu inglês
Pela raiva de um ladino
E chamou o Biu Salvino
Para em Pilar botar lei
Rodando um pião lembrei
Do meu tempo de menino.

FÁBIO MOZART:

Biu Salvino assim fez
Cortou de D. Pedro o pau
De um giro fez um girau
Deitou galinha pedrês
Amanhã já faz um mês
Que acunharam o rabino
Deram veneno quinino
Para matar o sansei
Rodando um pião lembrei
Do meu tempo de menino.

SANDER LEE:

Pegou fogo no mercado
Fiquei olhando de casa
Era fogo e era brasa
E quase tudo queimado
Penca Preta alcoolizado
Chamava Mané de Tino
Porém chegou Zé Grã-fino
Com o seu irmão sansei
Rodando um pião lembrei
Do meu tempo de menino.
.
FÁBIO MOZART:

Eita mote pra render
Na trilha de Zé Limeira!
É rima de fim de feira
Que a venta chega a arder
Tocando, mas sem saber,
A tuba e o bombardino
Um prefeito clandestino
Assina decreto-lei
Rodando um pião lembrei

Do meu tempo de menino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário