terça-feira, 22 de abril de 2014

Revisão é coisa séria


Nelson Rodrigues disse que alguém disse, certa vez, o seguinte: - o único erro que justifica o fuzilamento é o erro de revisão. Parece piada, mas nem tanto, nem tanto. Qualquer autor, vivo ou morto, tem cravado, na carne e na alma, um erro de revisão.

E segue a gostosa crônica gramatical do velho e bom Nelson: “No Brasil de hoje, é mais fácil achar uma girafa do que um gramático. E, se por acaso, ainda existir algum neto retardatário e obsoleto dos antigos gramáticos, será ele o primeiro a fingir-se analfabeto. Não reparem que eu misture os tratamentos de 'tu' e 'você'. Não acredito em brasileiro sem erro de concordância.
Minha revisora Jandira Lucena está com os originais do meu livro “Artistas de Itabaiana” há bastante tempo, que essa professora é muito exigente e ciente da importância do seu trabalho. Faz questão de passar o texto várias vezes. Quem escreve sabe que precisa de uma segunda olhada no texto para detectar eventuais erros factuais, gramaticais ou de ortografia. Os mais caprichosos repassam até cinco vezes o texto. Um erro pode comprometer uma obra, levando para o fundo também o nome do revisor e da editora.
Um olhar de estranho é fundamental para detectar erros. Tem gente que imprime o material e lê em voz alta para ouvir bobagens na construção das frases. Outros tentam enganar o cérebro, modificando o formato do texto (mudando a cor, a fonte).
Amigo meu pediu um texto introdutório para seu livro. A edição saiu com um erro vergonhoso: prefácil. Abaixo do texto, meu nome. Não sei quem foi esse luminar da revisão que desmoralizou meu texto, mas, deixa isso pra lá. O título do livro não vou dizer pra não ferir os chamados brios do autor, meu compadre e amigo sincero e popular. Entretanto, faço um apelo a todos os leitores, ratos de biblioteca, fuçadores de sebos, detetives, investigadores e colecionadores de livros: quando virem um livro cujo prefácio virou “prefácil”, façam o favor de me avisar para o devido resgate e queimação na fogueira santa das regras gramaticais.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário