sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Declaração de voto


Otto Cavalcanti lendo meu livro "A Voz de Itabaiana e outras vozes". Ao fundo, um dos seus quadros.

Alguns acionistas majoritários deste blog estão reclamando da escolha do nome de Jessier Quirino para a Ordem do Mérito Cultural.  Argumentam que o poeta não é nascido na cidade e que temos outros bons nomes de artistas a sugerir. Eu contra-argumento e afirmo que democracia aqui não é só uma palavra bonita, ela é exercida no real. Se a regra foi para que os internautas sugerissem um nome, a Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba indicou o nome preferido pela maioria. 

Eu, pessoalmente, votaria no pintor Otto Cavalcanti, nascido em Itabaiana em 1930.  Breve biografia:

“No início dos anos 50, trabalhou como ilustrador publicitário no Rio de Janeiro. Nessa época, seus retratos são influenciados por Modigliani. Seus primeiros temas favoritos, que perdurariam ao longo de toda a sua carreira, são a música, o movimento, a natureza e as religiões afro-brasileiras.

Em 1963, inicia sua aventura europeia. Pinta e expõe em Madri, Londres, Paris e instala-se finalmente em Barcelona, onde se consolida artisticamente e entra no mundo da Gauche Divine e da boemia de Bocaccio. As formas geométricas que surgem em sua etapa londrina introduzem rasgos antropomorfos.

Em 1984, volta ao Brasil, onde permanece por 12 anos. Nessa fase, combina a pintura e o desenho com a escultura e as conferências sobre arte. Pinta grandes murais e introduz novas técnicas e materiais.

No ano de 1996, regressa a Barcelona. Sua obra volta-se mais colorista e atrevida. Sua paleta é mais alegre, os cromatismos são mais intensos. Nas aquarelas, os elementos são transformados em um amálgama de fauna e flora que mistura temas clássicos, memórias de infância e experiências dos viajantes cosmopolitas, tudo em meio a um clima tropical com muito sol, calor, energia e vegetação exuberante.

Em 2005, pinta uma série de quadros inspirados no mundo cinematográfico, como resultado de seu encontro com o cineasta Josep M. Queraltó, criando o primeiro quadro sobre a Sétima Arte em 3D da Espanha.

Em 2006, Otto viaja para o Brasil de forma cada vez mais frequente e prolongada, visitando principalmente o Nordeste, mais especificamente João Pessoa, Recife e Fortaleza.”


Otto está vivendo em Fortaleza. Sua cidade natal não se interessa pela arte desse mestre reconhecido na Europa. Ele já esteve aqui diversas vezes para tentar sensibilizar as autoridades locais para um projeto de exposição de sua obra. Esse grande artista recebeu elogios dos maiores críticos de arte do mundo, incluindo Josep Maresma, da Associación Internacional de Críticos de Arte. Na Espanha, é chamado de “el gran maestro brasileño”. Suas telas apresentam um estilo fantástico e irreal.

Um comentário:

  1. Como o povo gosta de discutir picuinha. Que importa o jovem Jessier Quirino ser Itabaianense ou não, o que pesa no contexto da escolha é sua arte.
    Os contestantes devem estar ainda com sentimento retrógado do Século XX, onde filho reconhecido só era aquele fruto de casamento religioso e cível, filho fora de casamento era “ Filho de Puta” e o adotado era “CRIA”.
    No meu ponto de vista, acho que o Jessier Quirino foi a escolha certa, pelo seguinte aspecto.
    Não é filho nativo, mas como adotivo ama Itabaiana e muito, nela chegou, se fixou, faz sucesso com sua arte em todo Brasil e nunca a largou.
    Sem citação de A ou B, Itabaiana teve e tem muitos filhos nativos famosos espalhados mundo afora, vários são citados nos blogs da cidade, enaltecidos e louvados, mas foram e são itabaianense só de identidade.
    Desconheço registros marcantes na cidade dessas personalidades, a não ser dos sucessos feitos fora dela
    Desculpem, mas no contexto do assunto só tiro o chapéu para três itabaianenses , são eles:
    O editor desse blog Sr. Fabio Mozart, que também é adotivo, mas sua luta pela cultura de Itabaiana merece respeito e reconhecimento de todos.
    O Sr. Wladimir Carvalho, nativo, grande nome na arte cinematográfica no Brasil, alem de brilhante escritor, fisicamente ausente na cidade mas Itabaiana sempre está no seu coração.
    E o Jessier Quirino, pelas razões acima exposta.
    Vale citar que no pessoal só conheço o Wladimir, o Jessier o conheço dos seus shows aqui em Recife e o Fabio do blog .

    Assim pensa o itabaianense ,
    Orlando Araujo.

    ResponderExcluir