segunda-feira, 13 de agosto de 2012

COLUNA DE ADEILDO VIEIRA


Coração de naus lusobrasileiras
Adeildo Vieira

É verdade que o mundo dá voltas. E no ano de 2006, numa dessas voltas, estava eu em Portugal, mundo afora desbravando meu coração sem porto. O pretexto era lançar o meu primeiro CD “Diário de Bordo” em terras lusitanas. O destino era a casa do meu amigo goianense (de Goiana/PE) Rosildo Oliveira, um compositor que adotou a Paraíba, mas que naquele momento se aventurava, com toda família, em terras cabralinas para fincar a bandeira do Brasil nos terreiros portugueses. Rosildo é negro alimentado pela força dos caranguejos do Buraco da Gia, tradicional restaurante de sua cidade natal. E quem sorve as proteínas do mangue tem fome de mundo.
Nas malas, além do óbvio, eu levava CDs de artistas paraibanos, meu violão, um quilo de carne de sol, outro de queijo de manteiga e saudades prévias de João Pessoa grampeadas numa passagem de volta. No coração carregava uma bússola quebrada, equipamento inevitável pros errantes que apostam no amanhã e acreditam que o acaso é providência para os desbravadores. Chegando na pequena cidade de Almeirim, onde morava o amigo, jantamos a Mata do Buraquinho com carne de sol e bebemos o Rio Sanhauá no sabor de um bom vinho português. As iguarias foram preparadas com sorriso e saudade pelas mãos de Vera, minha amiga querida, esposa de Rosildo.
Logo no dia seguinte, bem cedinho, já fomos para a Rádio Bonfim, onde Rosildo apresentava o programa matutino “Manhã Tropical” com incríveis quatro horas de duração. De microfone em punho, o “Negão”, como ele mesmo se apresentava, abordava corações e mentes portugueses com conversas extasiantes feito agricultor da Zona da Mata de Pernambuco que chama vizinho pra  almoçar. E dessa forma se tornara até confidente de alguns ouvintes, como se fosse possível manter discrição em conversa difundida pelas ondas do rádio.
Mas a minha emoção maior foi ouvir timbres familiares dentro daquele programa. A vinheta “Canta Paraíba” anunciava, várias vezes numa mesma manhã, que mais uma voz de um intérprete paraibano atravessava o Oceano Atlântico e se espalhava feito chuva sonora nos rincões da região do Ribatejo, onde nasceu José Saramago. Aos poucos eu ouvia meus companheiros paraibanos com direito a voz em rádios distantes, um direito fortemente negado aqui em nossa terra mãe, com a honrosa exceção da querida Rádio Tabajara.
E assim, graças a meu amigo lusobrasileiro, por trinta dias vi uma emissora de rádio portuguesa tocar mais música de paraibanos do que a grande maioria das rádios paraibanas juntas. E nessa minha primeira manhã portuguesa, Dona Noélia, amiga de Rosildo, ligou pra Rádio Bonfim e recitou por inteiro a letra de “Amorério”, lendo o encarte de um CD que eu acabava de lhe presentear. A minha canção mais querida ganhava naquele momento um sotaque que denunciava que aquela viagem era um grande acerto em minhas errâncias. Aí eu chorei no ar. Fazer o que, né?
Aproveito pra apresentar a voz de Rosildo Oliveira através da canção “Oração dos Matagais”, composição de Altay Veloso:
http://palcoprincipal.sapo.pt/rosildooliveira/musica/passaro_fugitivo/oracao_dos_matagais






Nenhum comentário:

Postar um comentário