terça-feira, 28 de agosto de 2012

Políticos incentivam consumo de álcool



Antes que me acusem de puritanismo, devo informar que sou alcoólico, não tendo controle sobre a bebida, por isso evito sempre o “primeiro gole”. Mas é óbvio o que acontece nas campanhas políticas, principalmente no interior, onde a chamada “lei seca” não é respeitada nem fiscalizada e a bebida rola solta, principalmente entre a juventude, incentivada pelos próprios candidatos que se encarregam de pagar bebida alcoólica para seus seguidores. Candidatos gostam de compartilhar de bebedeiras, aumentando o consumo de álcool por jovens. Acho isso um fator de risco bastante forte, porque essas pessoas influenciam, são parâmetros para muita gente. 

O que preocupa é que, nesses casos, o álcool é tipicamente associado a situações positivas, sem efeitos negativos. É alegria, compartilhamento de emoções, favorecendo o processo de dependência. Apesar de a bebida alcoólica, com moderação, proporcionar benefícios para a saúde, ela não é indicada para todos, principalmente para os jovens. Se dá popularidade ao candidato, então que se beba, se pague cerveja, cachaça e rum. Os danos para a juventude não importam. Acho isso de extrema irresponsabilidade por parte dos líderes políticos. Eles prestam um desserviço à sociedade, sem dúvidas. O vale-tudo pelo voto do eleitor tem relegado a segundo plano os princípios básicos de respeito à família e à saúde do povo.  

Se eu fosse candidato, não abriria caminho para os jovens se deteriorarem mental, espiritual e culturalmente. Um colega informa que, em determinada cidade do brejo paraibano, candidato promove carreatas com a questionável oferta de um litro de vodka para cada motorista participante do evento. Não se trata de defender a “pureza” das campanhas políticas, que nunca foram puras e que sempre tiveram essa conotação de festa coletiva. Mesmo porque, tirando os eventos festivos, nada mais resta das campanhas no interior, onde os candidatos não se preocupam com o debate dos seus projetos políticos com a população. Mas o incentivo desbragado ao consumo de álcool, eu considero uma bola fora dos senhores candidatos. 

 (As fotos aqui postadas são do blog “Click Conexão Informa”, focando passeata promovida pelo Partido Social Democrata em Itabaiana)



2 comentários:

  1. é porque tem que ta muito bebinho para entrar na passeata desse povo.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, mas é comum em Itabaiana menores beberem, você já observou, como os jovens dos 3 Partidos bebem....Isso não culpa do Blogueiro, mais sim dos vendendores de bebida alcoolica que verdem bebida para os menores... Não acuse o Blogueiro..

    ResponderExcluir