terça-feira, 6 de setembro de 2011



SEM RAÇA

Soube que não haverá festa da emancipação no dia 19 de Setembro em Mari, por falta de grana. Procede? Anunciaram um grupo de pagode carioca, um tal de Raça Negra, e parece que quem vai cantar é Miro do Babau (foto) e Heleno Boca de Rosa. Pelo menos o cachê é mais em conta...

MIRO DO BABAU

É um mestre mamulengueiro de Mari, com quem tive a alegria de conviver. Recentemente teve AVC, mas se recupera bem. Já anda sem a bengala e logo volta a manejar seus bonecos. Mari é a terra de Antonio do Babau, que influenciou o trabalho de vários bonequeiros em todo o Brasil.

CONCURSO DE BABÃO

Um leitor desta Toca sugere concurso para saber quem é o maior babão de Itabaiana. Precisa ser aquele que vive pra cima e pra baixo cheirando a bufa da chefia. Trabalhei com um mofino desses que só chamava o homem que mandava de “meu divino chefe”. Esse ainda vive em Itabaiana, mas não vou votar nele para o maior babão, em consideração ao nosso coleguismo de ferroviário.

BANDA EM SAPÉ

A prefeitura de Sapé mantém uma banda de música onde todos os componentes são funcionários concursados. Respeito à cultura e atenção para com esses valores inestimáveis para a comunidade que não se vê na maioria dos municípios paraibanos. Arnaud Neto é saxofonista concursado da Banda de Sapé. Músico com carteira assinada é raro. Esses profissionais são muito explorados.

IDIOTA ANÔNIMO

Você pode até ser um idiota, mas não deixe que todos percebam isso. Dissimule sua estupidez, mano velho! Não mande mensagens bobas cheias de erros primários, na vã tentativa de me ofender.

SOLIDÃO

A prefeita Eurídice, de Itabaiana, foi vista na agência do Banco do Brasil. Só uma moça foi até ela para cumprimentar. A carismática prefeita já não atrai multidões. Seu tempo está no fim e a solidão do poder fica cada vez mais visível.

RECLAMAÇÃO

Os servidores da Prefeitura de Itabaiana reclamam: quase dois meses de salários atrasados, as creches sucateadas, PETI fechado e escolas sem merenda. Assim fica difícil manter a popularidade.

GRANA

Falta de grana não é desculpa. Desde janeiro, já entrou no cofre da Prefeitura de Itabaiana a merreca de 14 milhões de reais.

ENCONTRO

Encontrei no centro de João Pessoa com quatro cabras da peste de uma vez só! Primeiro dei de cara com meu compadre Pedro Osmar puxando pelo braço o rapper Alê da Guerra. Depois apareceu o poeta Orlando Otávio e por fim se junta ao grupo o cantor e ritmista Escurinho. Orlando Otávio estava com uma câmera fotográfica, mas ficou tão nervoso com o encontro dos artistas que nem tirou a foto.

TIÃO LUCENA

Ontem (5), esta coluna ETC & ETC mereceu destaque no blog de Tião Lucena. O blog de Tião é simplesmente o mais acessado da Paraíba em sua categoria. Dá pra tu ou fica frouxo?

CORREIO DA PARAÍBA

Também ontem, o Correio da Paraíba, jornal de maior circulação do Estado, publicou resenha de Lourdinha Luna sobre meu livro “Biu Pacatuba – um herói do nosso tempo”. Não é que eu queira me gabar, mas tenho que fazer o registro!

NANDO REIS

Em entrevista, o cantor Nando Reis disse que não acreditava em Deus. Rendeu manchete na mídia, mas, se fosse no Afganistão, ele seria empalado para não ofender Alá. Nando também declarou que não gosta de rock nacional nem de hip hop. Enfim, o rapaz parece que deu a entrevista antes de ir ao sanitário descarregar a matéria.

TENHO UM SONHO

Tenho um sonho e vou atrás dele: realizar um festival de boi-bumbá e caboclinho na terra do mestre Chico do Doce. O título: 1º Festival Mocó de Bois e Caboclinhos de Itabaiana. Em homenagem ao mestre Mocó, meu ídolo griô. 

COMO?

Mas como realizar um grande evento de rua com artistas que não têm apelo comercial em uma época em que a cultura está fora do eixo das políticas públicas de cultura? Não sei. Só sei que vou concretizar esta ideia, cedo ou tarde.

GONZAGA ALFAIATE

 

Hoje é dia do alfaiate, portanto, nossa homenagem a Gonzaga Alfaiate, que era o profissional desta arte mais antigo ainda em atividade no Brasil até o final do ano passado, quando abandonou o trabalho por problemas de saúde. Ele tem 86 anos. Começou a trabalhar em 1945 na Alfaiataria Princesa, em Itabaiana, e ficou por lá costurando durante 65 anos. Um exemplo de dedicação e amor à profissão.

ERASMO

Meu compadre Erasmo Souto parece que também foi aprendiz de alfaiate e conheceu o mestre Gonzaga. No fim, Erasmo só aprendeu a cortar a vida alheia...

ALÔ MEU POVO!

Meu alô de hoje vai para Neneu Batista de Mari, Marcos Veloso, Carlão, Roberto Palhano, Adriana Felizardo, Leninha Malheiros, Geraldo Moraes, Pedro Osmar, Homero, Daniel da Rádio Voz Popular, Severino Batista de Mari (irmão de Neneu), Lourdinha Luna, Dalmo Oliveira e Manoelito Bringel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário