sexta-feira, 2 de setembro de 2011




LUCIDEZ

Com mais de cem anos, Oscar Niemayer nunca esteve tão lúcido: “Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores para vocês usarem como penico. Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, e sim de camburão”.


DESRESPEITO

A arrogância e o vácuo moral e intelectual dos filhos da elite paraibana que “estudam” em faculdades particulares (não são todos) vem à tona com a notícia de que a Turma L do Curso de Direito do Unipê publicou no Twitter a gracinha: “Se caranguejo fosse tanque de guerra, muriçoca avião, corno fosse soldado e chifre munição, Bayeux tinha um exercito para defender a nação”.

RADICAL

“Lamento a brincadeira insana praticada por aqueles que deverão lutar e defender as pessoas de todo tipo de injustiças, inclusive de constrangimentos ilegais como esse que fizeram com o povo honesto, trabalhador e decente que reside em Bayeux”, disse o sindicalista Antônio Radical, presidente do Sindicato do Trabalhadores Municipais de Bayeux.

DISCRIMINAÇÃO

Uma estudante de direito de São Paulo, a pedido da OAB e da Procuradoria da República, está sendo processada por discriminação contra os nordestinos. Nas frases postadas na rede de microblogs Twitter e no Facebook, a jovem sugere o extermínio dos nordestinos e pede o fim do direito de voto para quem não mora na região Sudeste. É duro ver que entre nós, nordestinos e paraibanos, o preconceito rola nesse nível.

NOVO SILVÉRIO DOS REIS

O meu leitor Luiz Moreira (luiz_gomesmoreira@yahoo.com.br), manda dizer sobre texto que fala mal de Assis Chateaubriand: “Um texto bem colocado a respeito deste crápula chamado Assis Chateaubriand. A imprensa brasileira tem muito disto, e ele foi o seu maestro inicial. Grande sem-vergonha e entreguista. Deviam, assim que for possível, ligar seu nome aos canalhas da História Brasileira, como Silvério dos Reis e outros. Ele é o patrono dos traidores nacionais”.

ADEILDO
Domingo, dia 4, às 20:30h no Teatro de Arena do Espaço Cultural, estarei no show “O samba da Paraíba”, com Adeildo Vieira e Paulão Brasil,  “cantor de voz marcante desafiando a lógica de que samba é coisa de baiano ou carioca”. O ingresso custa apenas 10 reais. Vai ter até samba de breque do poeta Águia Mendes.

TRIBUNA

Meu jornal “Tribuna do Vale” está com blog na internet: www.tribunadovaleonline.blogspot.com

NÃO É AZAR

Muitos itabaianenses defendem a tese de que existe algum problema sobrenatural que persegue Itabaiana com prefeitos tão ruins e sabidinhos. “Só pode ser azar”, acreditam. É não, é um desastre cultural. Por algum fator histórico, o povo se acostumou a dar respaldo a gente desse tipo em troca de migalhas. Depois chora diante da merda feita.

PEGANDO O JEITO

Afonso Romano de  Sant’Ana dizia que o poeta Manoel Bandeira “tossia profissionalmente, como tuberculoso convicto”. Eu já ando mancando bem e assumindo minha condição de deficiente.

TREINAMENTO

 As pessoas que não foram treinadas para ler, acabam ouvindo “Calcinha Preta” e achando o máximo. Entendeu a correlação? Se não entendeu, não foi treinado para ler. O ser humano é fascinante. E banal.

SAI O MARINHEIRO

Em Cabedelo, sai o marinheiro e entra Ademar Ribeiro. Sem rima: Ademar é um poeta nascido em Cabedelo, que publicou dois livros excelentes: “Limiar ao sol” (1965) e “O céu e a dúvida”, de 1975. Wellington Costa talvez não conheça esse poeta que vive no Rio de Janeiro.

VERSO

Um verso de Ademar Ribeiro: “O homem que nunca fui deflora a mulher que nunca fostes”.

RENOVAÇÃO

A verdade bíblica é a seguinte, amigos: “Embora em nós o homem exterior vá caminhando para a ruína, o homem interior se renova dia a dia” – Coríntios 4,16.
Por isso não desfalecemos.

LUTA LIVRE

Está na moda, dá dinheiro para as TVs e patrocinadores, os lutadores ganham muita grana. Eu me pergunto: um “esporte” cujo objetivo é estraçalhar o adversário com porradas, é saudável? É bom exemplo para a juventude? Querem proibir as touradas, rodeios e farras do boi. Esse esporte estúpido é que deveria ser proibido. A mídia como sempre influenciando as cabeças das pessoas...

BEBINHO I

Biu Penca Preta prometeu que não ia mais beber. Depois, ao ser flagrado bebendo, desconsiderou: “Eu só podia estar bêbado pra prometer uma coisa dessas”.

BEBINHO II

O filho de Biu foi buscá-lo no bar. Biu, contrariado: “Eu tenho o direito de ir e vir, de estar e permanecer. Eu sei que tou bêbado, mas não gosto que ninguém diga. É um segredo meu...”


Um comentário:

  1. Lendo o ETC&ETC do dia 02.9.20011, vejo uma referência sobre um "Sobrenatural"que possa estar acontecendo em Itabaiana.Isso me fez lembrar o pessoal da boa idade dos anos 50, onde eu criança ouvia a narração de uma tragédia ocorrida, onde foi rogada praga a cidade.
    Dizia a história que nos anos da grande ascensão economica do municipio uma familia se estableceu na cidade com o comercio de um certo tipo de oleo.A situação promisora o fizeram projetar e iniciar a contrução de uma fabrica.As ruinas dessa fabrica eu vi por muitos anos, ficava vizinho ao cemitério e povo dizia ser mal assombrada.Segundo relato, uma filha dessa familia, que parecia ser unica apaixonou-se por um empregado da fabrica que era pobre e cor negra.O patriarca de tudo fez para anular esse romance, não obtendo êxito, chegou ao extremo, e matou o rapaz.
    Em desespero a moça renegou pai e mãe com rogo de pragas e nessas praga Itabaiana foi inclusa.
    A moça chegou a loucura total, e dizem que repetia com frequencia ," Itabaiana essa terra amaldiçoada só irá caminhar para atrás". A narração era concluida dizendo que a familia foi à ruina, o pai suicidou-se e a filha morreu louca. Se é lenda ou verdade não sei, se praga pega ou não pega, também não sei,mas que Itabaiana só andou para atrás nos ultimos 60 anos isso eu sei. Agora como se diz no dito popular que " Praga de urubu só pega no olho do cu", Itabaiana deve tá lascada de hemorróidas.
    Orlando Araujo

    ResponderExcluir