sábado, 23 de julho de 2011

QUEM LÊ MEU LIVRO


Helena Malheiros, a filha de um herói (quase) anônimo

Esta senhora lendo meu livro “Biu Pacatuba - um herói do nosso tempo” é a filha do próprio Biu, dona Helena Malheiros, bancária aposentada, advogada e atriz. A ela agradeço pelas informações sobre seu pai, o combatente Biu Pacatuba, líder das Ligas Camponesas em Sapé nos anos 60/70. Sou imensamente reconhecido a dona Helena, não só por ter me dado os subsídios históricos sobre seu pai, mas porque devo a ela o fato de ter meu livro publicado na União Editora.

Meus agradecimentos a dona Helena também pela disponibilidade com que se prestou à organização do lançamento do livro em Sapé e Mari, extensivos a toda família Malheiros. De fato, este livro Biu Pacatuba concorreu para um enriquecimento cultural e uma amizade que veio em boa hora.

Com o livro ganhei o Prêmio Patativa do Assaré do Ministério da Cultura, que agora ameaça me dar o calote, mas fica a honra de ter realizado historicamente o processo de tornar visível a vida deste grande homem do povo e sua importância para a organização dos camponeses nos conflitos agrários pré-ditadura no baixo Paraíba.  Tudo isso por meio da poética do cordel, expressão literária que adotei para contar a vida de Biu Pacatuba, intimamente ligada à terra e à cultura local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário