domingo, 17 de julho de 2011

POEMA DO DOMINGO


Patativa do Assaré


Mestre campinense Antônio de Araújo vem mais uma vez reforçar os apelos aos nossos governantes e, especialmente, à nossa Ministra da Cultura sobre o não pagamento do Prêmio Patativa do Assaré - 2010. Já faz um ano e nada...

Vou fazer aniversário
Pois sou do signo de gêmeo
Permita-me forçar a rima
Em nome do nosso grêmio
Quero saber da Ministra
Se vai pagar nosso prêmio?

Você me deu a noticia
Que coisa maravilhosa
Muitos souberam por meio
De agência noticiosa,
Mas, até prova em contrário
É propaganda enganosa.


Por gentileza Ministra
Peço a mal não me leve
Se devemos ao governo,
Na execução ele é breve
Porém não tá nem aí
Quando é ele que nos deve.

As nossas autoridades
Não dão valor à cultura,
Eu confesso não consigo
Viver de literatura
Porém quem vende maconha
Diariamente fatura.


Os agentes da cultura
Não acham que é propício
Valorizar a nossa arte,
Conceder-nos benefício
Para com dignidade
Exercemos nosso ofício?


Encerro cobrando o prêmio
Que na imprensa eu li
Eu ofereço a Ministra
A música que há tempo ouvi
No carnaval que dizia:
Me dá um dinheiro aí.


Poeta Antônio de Araújo – Campina Grande/PB


EU FAÇO CORO:


Mandei um bilhete assim:
Comadre Ministra Ana,
Eu sou um velho poeta
Da cidade Itabaiana
Na Paraíba do Norte
Lugar de gente bacana.


Meu cordel Biu Pacatuba
Ganhou prêmio merecido
No governo de seu Lula
Confiei no prometido
Mas até agora, nada!
Será que fui esquecido?


Patativa do Assaré
Foi o homenageado
Nesse prêmio de cordel
Muito bem intencionado
Mas o vate desconfia
Que foi por vós enganado.

Porque o tempo passou
E nada de nossa grana
Só se ouve choradeira
Ta pior que em Itabaiana
É de se fazer uma cota
Pra ajudar comadre Ana


Que chora no desespero
Por não ter com que honrar
A bufunfa dos poetas
Quebradeira de lascar
Nunca pensei que o governo
Chegasse a regatear

Uns trocados, uns vinténs
Que deve a um povo de fé
Os poetas populares
Se afogam nessa maré
Desonrando até o nome
Patativa do Assaré.

Fábio Mozart




Artistas populares de todo o Brasil que foram classificados no Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa do Assaré, do Ministério da Cultura, estão insatisfeitos com a demora no pagamento da premiação. O edital do concurso foi lançado no dia oito de junho do ano passado. O resultado final foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 14 de dezembro de 2010 e republicado duas vezes. Destinado a iniciativas culturais vinculadas à criação e produção, pesquisa, formação e difusão da Literatura de Cordel e linguagens afins (xilogravura, repente, coco e embolada, entre outras), o concurso dispõe de premiação total de R$ 3 milhões. Porém, até agora, o MinC não informou quando será feito o pagamento aos ganhadores.



Um comentário:

  1. VALEU POR ESTE ESPAÇO. SEREI MAIS UM SEGUIDOR E CONCORDO COM TUDO QUE FOI DITO. QUANDO SERÁ QUEM VALORIZARÃO A CULTURA?

    ResponderExcluir