sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mostre seu palavreado ou assuma seu papel de mamulengo

Cátia de França é paraibana de João Pessoa. Aprendeu na infância a tocar piano, violão, sanfona, flauta e percussão. Foi professora de música em sua cidade natal por algum tempo, até começar a compor em parceria com o poeta Diógenes Brayner. Participou de festivais de música popular na década de 60, época em que viajou à Europa com um grupo folclórico. Em 1970 saiu o primeiro compacto duplo, com músicas vencedoras de um festival estadual. De volta ao Brasil, foi para o Rio de Janeiro, onde travou contato com outros músicos nordestinos, como Zé Ramalho, Amelinha e Sivuca. O primeiro LP solo, "20 Palavras ao Redor do Sol", foi lançado em 1979, com músicas compostas sobre poemas de João Cabral de Melo Neto. Gravou outros discos nos anos 80 e em 1997 lançou o primeiro CD, "Avatar", com composições baseadas nos poemas de Manoel de Barros e na literatura de José Lins do Rego. Alguns intérpretes já gravaram músicas suas, como Elba Ramalho ("Kukukaya", "Oitava"). Chico César e Xangai participam de "Avatar".

“Vinte palavras ao redor do sol” é a música de Cátia de França que vai tocar no quadro “Música Popular Paraibana de Qualidade”, do programa Alô comunidade que a Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares transmite através da Rádio Tabajara AM, neste sábado, dia 16 de julho (amanhã), às 14 horas. Eu sou um dos locutores apresentadores do programa.

Nessa música, Cátia de França convoca poeticamente para que se avoque para si a dignidade de ser franco, de dizer a verdade acima de tudo, de não ter medo e se por em posição ereta diante de quem quer que seja. “Chegou a hora, mostre seu palavreado, ou então assuma seu papel de mamulengo”, diz a letra da canção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário