segunda-feira, 25 de julho de 2011

Festa das quadrilhas juninas em Pilar



Foi na noite de 23 de julho de 2011 na cidade de Pilar que aconteceu o 8° Festival de Quadrilhas, realizado pela Quadrilha Zé Lins que por sinal é da terra de Zé Lins do Rego. Eu, Edglês Gonçalves, monitor do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, participei do Júri para escolha da Rainha do Milho.

Fico muito impressionado como o povo de Pilar preserva sua cultura junina, com suas quadrilhas e tudo o mais. O evento foi patrocinado pelo comércio local e Sebrae. O povo se fez presente para prestigiar as quadrilhas, dentre elas “Paixão Nordestina”, “Quadrilha Junina Zé Lins”, “Quadrilha Pixilau” e “Quadrilha Cangaceiros do Sertão”.

Há quem diga que para realizar uma noite de cultura é custoso, mas não,  precisa apenas boa vontade e parece que minha cidade Itabaiana não tem mais. Sivuca, filho mais famoso de Itabaiana, recebe um homenagem de Pilar. Temos que construir um projeto cultural para Itabaiana, fazer algo para os artistas que ainda sobrevivem e para imortalizar os do passado para as futuras gerações, algo que os façam respeitados.

Escolhemos um Conselho de Cultura, mas a Prefeitura não nomeia os membros escolhidos. Aí eu pergunto: quando seremos plenos, se nós não temos o direito de escolha?

Parabéns Pilar! Obrigado pelo convite!

Edglês Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário