sábado, 16 de julho de 2011

Meu sonho de consumo


Casario antigo em Princesa Isabel (Foto: Rosenato Barreto)

É conhecer Princesa Isabel. Não porque está na mídia, na moda, como sempre esteve por ser a terra do Coronel Zé Pereira, o homem que enfrentou João Pessoa e criou uma República Independente, experiência separatista que ficou para sempre nos anais da História do Brasil como a revolta de Princesa. Até hoje o coronel Zé Pereira tem representantes na política local. O grupo Pereira está no poder por mais de cem anos. Nem por ser o cenário dos romances geniais de Tião Lucena, uma espécie de arqueólogo contemporâneo de esquecidas histórias do nosso povo.

Mas Princesa Isabel me encanta e impressiona pelo seu casario que ainda resta, tudo bem desgastado pelo tempo, conforme testemunhou um amigo ao visitar a cidade, que tem história para contar em cada esquina. Poderia ser melhor conservada.No dia em que eu for a Princesa Isabel, dou um pulo em Triunfo, Pernambuco, a cidade mais alta e mais fria do meu Estado natal, que nasci na Zona da Mata Norte, num lugar chamado Timbaúba, conhecido como a Princesa Serrana. 

O problema é que Princesa Isabel fica a 420 quilômetros de João Pessoa. Meu cururu não tem motor para suportar viagem tão longa. Apesar da riqueza do seu patrimônio histórico, não temos viagens turísticas para lá. É a velha tradição da gente não dar importância à riqueza cultural de nossa terra. Com a história que tem, Princesa Isabel poderia viver só de turismo cultural. A pequena cidade que se declarou território livre é um nicho turístico extraordinário, mas o paraibano prefere ir para Miami ou Paris. Os mais pobres se contentam com Gramado ou Foz do Iguaçu. Os que beiram à miséria, como o leão que vos fala, sonham com um passeio na terra de Canhoto da Paraíba, lugar que foi o estopim da bomba destruidora da República Velha.  

Abaixo, o decreto de proclamação da independência do município de Princesa.

DECRETO Nº 1, DE 9 DE JUNHO DE 1930

Decreta e proclama provisoriamente a independência do Município de Princesa, separado do Estado da Paraíba e estabelece a forma pela qual deve ele se reger.

A administração provisória do Território de Princesa, instituída por aclamação popular, decreta e proclama a resolução seguinte:

Art.1º - Fica decretada e proclamada provisoriamente a independência do Município de Princesa, deixando o mesmo de fazer parte do Estado da Paraíba, do qual está separado, desde 28 de fevereiro do corrente ano.

Art.2º - Passa o Município de Princesa a constituir, com os seus limites atuais, um território livre, que terá a denominação de Território de Princesa.

Art.3º - O Território de Princesa, assim constituído, permanece subordinado politicamente aos poderes públicos federais, conforme se acham estabelecidos na Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil.

Art.4º - Enquanto, pelos meios populares, não se fizer a sua organização legal, será o território regido pela administração provisória do mesmo território.

Cidade de Princesa, 9 de junho de 1930.

- José Pereira Lima
Deputado estadual e coronel

Nenhum comentário:

Postar um comentário