quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Pilar reverencia patrimônio cultural de Itabaiana


A Escola Municipal Manoel Alves de Araújo, de Pilar, organizou um pelotão onde destacou o prédio do antigo Instituto Nossa Senhora do Carmo, do professor Eugênio Lauro Maciel Monteiro, fundado em 9 de janeiro de 1908 na cidade de Itabaiana. Este educandário ficou conhecido no Brasil e no mundo através da obra do escritor pilarense José Lins do Rego, que dedicou um livro inteiro, “Doidinho”, à sua vida estudantil na cidade de Itabaiana, perpetuando a casa na literatura brasileira. De lá, José Lins foi estudar no Colégio Diocesano Pio X, na capital Parahyba, em 1914.

O Colégio do professor Maciel consistia em dois casarões que ainda hoje se mantém de pé. Num deles funciona a Loja Maçônica Duque de Caxias, e o outro, ao lado, serve de sede para o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Neste, os alunos internos do Instituto Nossa Senhora do Carmo tinham seu dormitório e refeitório e onde se realizavam as cerimônias religiosas em uma capelinha que hoje não existe mais.

Quem me falou do desfile cívico de Pilar e da homenagem ao casarão, cenário dos verdes anos do grande escritor paraibano, foi o diretor da Escola Manoel Alves de Araújo, o historiador Mário Augusto, autor de um livro sobre Pilar.

A casa que inspirou uma das mais importantes obras literárias do Brasil, ou o que resta dela, precisa urgentemente de um trabalho de reforma e processo de tombamento. Temos a sorte e o azar de ocupar aquele prédio histórico com um projeto cultural que sobrevive sem recursos, graças à abnegação de meia dúzia de itabaianenses. Sorte porque é num ambiente com essa carga histórica onde nos inspiramos para promover cursos artísticos, mostras e outras atividades ligadas à literatura; azar porque atuamos dentro de uma realidade restritiva e dependente, onde os chamados poderes públicos atuam, ou não, sobre velhas estruturas baseadas no populismo inconsequente, nas quais a sedução e o engano escondem a falta de compromisso com coisas essenciais para a vida de uma comunidade, que é o respeito ao passado e à cultura.

Em nome de Itabaiana e dos seus valores, que ainda resistem, agradecemos a Pilar, especialmente ao professor Mário Augusto, pela homenagem ao nosso patrimônio cultural, talvez um dos mais importantes da cidade, essencial dentro da necessidade coletiva de conquista da identidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário