Estação de Itabaiana (Foto: Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Paraíba) |
Este prédio abrigava a estação ferroviária de Triângulo, em
Itabaiana, o maior entroncamento ferroviário do Nordeste até ser privatizado no governo de Fernando Henrique Cardoso. Em 1999, a Rede Ferroviária do
Nordeste é encampada por uma empresa ligada à Vale do Rio Doce, que paulatinamente
fechou quase todos os ramais.
“Nossa memória ferroviária foi irremediavelmente ferida, sem
contar com a degradação econômica e cultural. Todos os trens de passageiro no
Brasil foram extintos, ficando apenas o Trem de Prata que ligava o Rio a São
Paulo, esse também acabou em 1998. O processo de desestatização das ferrovias
foi mais um grande engodo no Governo FHC”, disse Fábio Mozart, ferroviário
aposentado, radiotelegrafista da Estação Triângulo na década de 1970.
Segundo sindicalistas ferroviários, a privatização foi
desastrosa. As operadoras não cumpriram as metas de produção, não pagam o
arrendamento dos bens da rede ferroviária, dispensaram centenas de empregados,
cerca de 65% dos antigos funcionários, fecharam ramais e abandonaram o
patrimônio histórico.
Em Itabaiana, o pátio da ferrovia está completamente
abandonado. A Prefeitura local está tentando assumir as edificações, constantes
de um amplo galpão onde funcionou a oficina de vagões, prédios da estação e via
permanente, além de casas operacionais onde residiam os agentes chefes.
O Secretário de Turismo de Ingá, Walter da Luz, disse que a
estação ferroviária da cidade também está abandonada. Em muitas cidades, a
estações foram demolidas, como em Sapé. Outras conseguiram preservar a memória
ferroviária paraibana, com tombamento das estações que atualmente servem como
espaços culturais, a exemplo de Mari onde a antiga estação é atualmente sede de
uma rádio comunitária e ponto de cultura.
Fontes da Prefeitura de Itabaiana informam que existe um
estudo técnico para instalar um centro cultural e outros equipamentos públicos
no pátio da antiga estação ferroviária, a definir com setores ligados ao
patrimônio público federal.
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