quinta-feira, 7 de junho de 2012

A ilusão da fábrica de automóveis


O paraibano Carlos Alberto de Oliveira Andrade (foto) é presidente de um grupo empresarial chamado CAOA. Andou prometendo instalar uma fábrica de automóveis no Estado, coisa para 80 mil empregos diretos e indiretos e investimento na ordem de R$ 7 bilhões.

A notícia ouriçou os políticos, empresários e outros setores da sociedade paraibana, tão esquecida quando se trata de investimentos de grande porte. Fernando Melo Filho pede ao senador Cássio Cunha Lima que mexa os pauzinhos para trazer para Itabaiana a fábrica de automóveis da CAOA. “Estamos dentro dos critérios da empresa”, afirma. Fernando é filho do ex-deputado Fernando Rodrigues de Melo, pessoa por quem tenho grande apreço, um itabaianense que realmentre gosta de sua terra.

Infelizmente, o sonho de Fernandinho tem pouquíssimas chances de se concretizar. Uma fábrica de automóveis traz desenvolvimento para o município onde se instala. Atrai milhares de profissionais de todas as áreas. O Município teria que oferecer mais saúde, educação, habitação e infraestrutura às pessoas que chegarão ao Município junto com as empresas. Se por acaso Itabaiana tivesse prestígio político, mesmo assim não poderia atrair essa fábrica por conta da péssima ou inexistente rede de serviços, mão-de-obra qualificada e infraestrutura básica. Não temos uma política de incentivos fiscais decente. A única coisa positiva é a localização geográfica de Itabaiana, no centro de uma malha ferroviária, mesmo quase extinta, a meio caminho de Recife, João Pessoa e Campina Grande, os maiores centros econômicos da região. O nível de escolaridade dos nossos jovens e a qualidade de nossa educação não facilitam a decisão de tão alto investimento.

Contudo, é melhor a gente botar as barbas de molho e desconfiar desse improvável investimento. Fábrica de automóveis na Paraíba é balela, segundo comentou o advogado Marcos Pires.  “Não sou de botar gosto ruim nem torcer pelo pior, mas essa montadora não sai do papel. É conversa mole de Carlos Alberto. Só mesmo quem não conhece aquela trepeça...”




4 comentários:

  1. Esse Fernandinho parece que não gira bem não. Itabaiana não comporta um supermercado da qualidade de um Hiper quanto mais uma fábrica de automovel. Esse rapaz está delirando. Itabaiana hj é a cidade do lixo do buraco e dos ratos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mozart: O sonho de Carlos Alberto é ser Senador. Então não será difícil com uma fábrica na Paraíba. Todas as investidas que fez para se candidatar foram infrutíferas, ante o fracasso - Domício Gondim (sobrinho de Pedro Gondim). De lá para cá o pretendente à cadeira senatorial tem mostrar, também, valor imaterial, e muito. Na nossa pré-adolescência fui vizinha dele, na Duque de Caxias e já mostrava que o êxito financeiro era sua meta.

    ResponderExcluir
  3. Pode até ser que venha, mas isso é coisa lá prá 2500, 2600 por aí. Não é coisa prá essa geração não.

    ResponderExcluir
  4. Com todo respeito ao somho do cidadão e ao amor que tenho por minha terra, isso só pode ser um CAUSO.

    Orlando Araujo

    ResponderExcluir