terça-feira, 12 de junho de 2012

Associações criam fórum de cultura comunitária em João Pessoa


Reunião no Centro Comunitário (Foto: Fabiana Veloso)


Fortalecer o movimento cultural das comunidades adjacentes ao bairro Ernesto Geisel. Foi essa a pauta de uma reunião ocorrida no último domingo, 10, nas dependências do Centro Comunitário do bairro. O saldo do encontro é a criação do Fórum Cultural Comunitário (FOR CULTURA).

Numa iniciativa da Sociedade Cultural Posse Nova República, a reunião contou com a participação de lideranças de associações de moradores do próprio Geisel, do João Paulo II e do Bairro do Cuiá. O músico Pedro Osmar, do setor de Cultura Popular da FUNJOPE, também participou da reunião como convidado especial. Osmar falou de sua experiência com o movimento Fala Bairros, na década dos 80’s.
Para Evandro Nascimento, da Associação de Moradores João Paulo II, que abrange as comunidades da CITEX e da Nova República, o Centro Comunitário do Geisel possui uma área generosa e equipamentos que não se encontram facilmente em nenhum bairro da capital. “Podemos otimizar esse espaço promovendo uma série de eventos culturais, de esporte e lazer”, diz Nascimento.
O diretor-administrativo da Associação dos Moradores do Geisel, Ariston Augusto, relatou que já foram feitos vários projetos de reestruturação do Centro Comunitário, mas até agora nenhum deles foi posto em prática. Ariston revelou que nos últimos meses a diretoria da associação conseguiu levantar recursos e doações para realizar uma reforma nos banheiros internos do Centro.
Em relação à reforma da Praça Estudante Orlando Geisel, o líder comunitário disse que foi informado pela Prefeitura que a inauguração só deverá ocorrer quando estiver pronto o novo Centro de Apoio Integrado à Saúde (CAIS), atualmente em obras.
Para a jornalista Fabiana Veloso, presidenta da Sociedade Cultura Posse Nova República, é importante que se defina uma Comissão Gestora da praça, com moradores indicados pela associação do bairro, a exemplo do que ocorre com a Praça da Paz, no Bairro dos Bancários. Outra sugestão saída da reunião, proposta por Roberto Palhano, membro do Conselho Fiscal da Associação do Geisel, foi que o anfiteatro da nova praça seja uma homenagem ao Maestro Severino Vilô Flho, falecido há alguns anos, ex-morador do bairro.
Ariston informou ainda que no próximo dia 16, a partir das 18 horas, vai ocorrer no Centro Comunitário a tradicional festa de São João. “Ainda estamos batalhando apoios, mas vamos fazer o evento de qualquer jeito”, avisa Augusto.
O Centro Comunitário e a praça principal do Geisel também serão cenários para a festa do primeiro ano do programa radiofônico “Alô Comunidade”, que vai ocorrer no dia 30 de junho, a partir do meio dia. O programa vai ao ar todos os sábados na Tabajara AM, a partir das 14 horas.
“O programa é uma iniciativa da Associação Cultural Posse Nova República, em parceria com a Rádio Tabajara, com a Associação Cultural Amigos da Rainha do Vale e com o Coletivo de Jornalistas Novos Rumos”, explicou um de seus idealizadores, o escritor e multimídia Fábio Mozart.
“Estamos pedindo apoio da FUNJOPE e da Secretaria Estadual de Cultura para viabilizar shows musicais no dia do evento. A ideia é fazer o programa ao vivo, direto do Centro Comunitário, ouvindo os moradores e destacando os artistas locais”, revela Fabiana.
O FOR CULTURA também deve fomentar projetos para instalação no Centro Comunitário do Geisel de um Pontão de Cultura, com financiamento do Ministério da Cultura, promovendo oficinas e capacitações em diversas áreas artísticas e culturais. “É uma maneira inteligente de oferecermos opções para as crianças e os jovens das comunidades, inclusive como prevenção no envolvimento com o tráfico de drogas”, diz a ativista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário