sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Sem teto, Ponto de Cultura tenta sobreviver em Itabaiana


Jovens participantes do curso de violão do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar


Um dos Pontos de Cultura mais atuantes da Paraíba está parado. O motivo: atraso de aluguel da sede e despejo. Sem dinheiro para continuar a quitar os débitos de aluguel, manutenção, internet, energia e água, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar procurou uma escola pública local para uma parceria, em busca de teto, oferecendo em contrapartida biblioteca, teatro, cinema e oficinas de arte. O acordo não foi fechado por motivos até agora desconhecidos. “Podemos sobreviver de forma sustentável, mas precisamos maturar o projeto por algum tempo, e as condições não permitem”, disse Clévia Paz, da coordenação. 

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar funcionou bem até o final do ano passado, principalmente por receber verba do Governo no valor de R$ 50 mil da primeira parcela, destinada à compra de equipamentos e realização de oficinas, conforme previsto no convênio com o Ministério da Cultura. O sonho, entretanto, virou pesadelo. Precisavam pagar mais de 30% de impostos previstos no orçamento enviado ao Ministério da Cultura, recursos inexistententes. Com a verba suspensa, o Ponto de Cultura se desestruturou, sem condições de manter a programação. 

O artesão Val do Mosaico tem andado de casa em casa pedindo às pessoas para colaborarem com qualquer quantia, associando-se ao Clube dos Amigos do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. “Mas agora fico até sem jeito, porque estamos parados”, diz ele. A contribuição dos amigos foi a maneira encontrada para o Ponto de Cultura não cair no limbo. E junto com ele, oficinas de teatro, música, vídeo, artesanato, dança, biblioteca, cineclube e radialismo, tudo oferecido de graça à comunidade. 

Fábio Mozart, também da coordenação, disse que a UFPB ofereceu curso de vídeo com o competente professor Torquato Joel, um dos mais renomados cineastas da Paraíba, o qual realizou estágios de aperfeiçoamento em cinema direto no Atelier de Réalisation Cinématographique - Varennes (Paris). “Vamos tentar o espaço da Câmara Municipal para a realização desta oficina de roteiro com Torquato Joel, que exige apenas hospedagem”, informou. 

Um comentário:

  1. Oi Fábio: Isto não aconteceria no governo de Zeamerico e nos dos governadores seus amigos, por via de seu interesse. Oferecer todo incentivo possível ao grupo de Cultura de Itabaiana, é resguardar meninos dos perigos que rondam os de pouca idade. O Poder Público devia proporcionar à vida coletiva a transmissão de conhecimentos, intelectuais e artísticos, sem ser solicitado. Era de seu dever incentivar as vocações e fazer uma peregrinação pelas localidades, sondando onde criar Instituições para esse fim, ou manter as existentes, e prestar apoio. Acontece que anima os homens públicos, com poucas exceções, é colocar nomes em monumentos para serem lembrados pela posteridade. A mente humana tem pouco espaço para armazenar memórias e mal deixam as posições são esquecidos.
    Bom dia Fábio e um abraço da comadre Lourdinha

    ResponderExcluir